Segundo um comunicado da Sonae divulgado na página da Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) na Internet, o acordo estabelece "os parâmetros principais para a criação de um Grupo Ibérico de desporto que terá como acionistas a JD Group, a Sonae e a família acionista da JD Sprinter, com posições de aproximadamente 50%, 30% e 20%, respetivamente".
Este grupo vai passar a ser o segundo maior na área da venda a retalho de artigos de desporto com um volume de negócios conjunto acima dos 450 milhões de euros. A fusão das empresas resulta na criação de uma rede com 287 lojas, 191 em Espanha e 96 em Portugal.
O grupo "possuirá escola e recursos para continuar o atual período de crescimento da JD Group, da Sport Zone e da JD Sprinter", explica a Sonae."Esta operação enquadra-se nos pilares estratégicos da Sonae, nomeadamente reforçar e alavancar os ativos e competências chave, potenciar a expansão internacional e diversificar modelos de negócio e estilos de investimento", acrescenta.
O grupo britânico JD Sports Fashion inclui a JD Group e a JD Sprinter e de acordo com o comunicado ambas as empresas “possuem um profundo conhecimento acerca do negócio de desporto na Península Ibérica e ambas irão desempenhar um papel chave ao nível da gestão estratégica e operacional do Grupo que se pretende criar”.
O comunicado salienta ainda que o novo grupo “irá beneficiar do crescimento e competências dos seus acionistas em cada um dos mercados, assim como do seu know how no setor do desporto”.