Messi e pai condenados a 21 meses de prisão

Messi e pai condenados a 21 meses de prisão


A pena será suspensa porque em Espanha ficam sem efeito as sentenças inferiores a dois anos. O procurador-geral Mario Maza comparou o jogador a um capo da máfia


Leo Messi, o avançado do Barcelona, e o seu pai Jorge Horacio Messi foram condenados nesta quarta-feira por um tribunal da Catalunha a 21 meses de prisão por fraude fiscal (evasão de 4,1 milhões de euros), avança o El Periódico de Catalunya. 

O tribunal decidiu pela condenação por três delitos do atleta argentino de 29 anos contra o fisco, cada um punido com sete meses de prisão, depois de apreciada a atenuante para reparar o dano causado. O jogador foi multado ainda em 2 milhões de euros pelo fisco espanhol, enquanto a do seu pai se fixou em 1,6 milhões.

A família Messi foi julgada em junho pela Autoridade Tributária espanhola por fraude fiscal de 4,1 milhões relativos aos direitos de imagem do jogador nos anos 2007, 2008 e 2009. Essa receita incluía pagamentos feitos pelo Banco Sabadell, e pelas empresas Danone, Adidas, Pepsi-Cola, Procter & Gamvle, Konami e a Kuwait Food Company.

O fisco acusava unicamente o pai do jogador argentino, para o qual pediu 18 meses de prisão, enquanto a procuradoria pedia uma condenação para ambos de 22 meses e 15 dias de prisão, por fraude.

No entanto, como a sentença é inferior a dois anos, e nem Lionel e nem o pai Jorge têm registo criminal, não vão cumprir nenhum tempo na prisão.

Segundo o tribunal, Messi, vencedor de cinco Bolas de Ouro FIFA, ocultou impostos criando empresas de fachada em países como Uruguai, Belize, Suíça e Reino Unido. 

"Confío en mi papá", disse o futebolista. "Não sei o que ele assinou".

Leo Messi defendeu que não sabia do esquema de impostos elaborado pelo seu pai e pelos seus conselheiros, mas o procurador geral Mario Maza comparou o jogador a um capo da máfia.

"É o mesmo que o chefe de uma estrutura criminosa. em cima está o chefe, o que manda mais, que não sabe do que se passa. Leo Messi não se encontrava com os advogados mas apenas a jogar futebol e a render durante os jogos (…) A Leo Messi só lhe interessa o resultado final e isso era a não tributação dos direitos de imagem", disse Maza, citado pelo El Periódico.

Claro que a Internet não ficou muito tempo à espera e atacou. Messi pode ter escapado à prisão, mas não aos memes da net.