A partir de agora, as listas telefónicas apenas serão entregues às pessoas que as solicitem previamente e de forma expressa à MEO, o prestador universal deste serviço. Mas continuarão a ser grátis.
Quem quiser receber listas de outras regiões que não da sua área de residência também terá de o solicitar, podendo ter de suportar as despesas com portes de envio. Caso opte por levantá-las nas duas lojas da MEO disponíveis para o efeito, uma em Lisboa, outra no Porto, e desde que o indique previamente, não terá custos.
Para pedir as listas telefónicas para 2015/2016 já não dispõe de muito tempo e poderá fazê-lo até ao próximo dia 6 de Dezembro. O primeiro período para solicitar as listas impressas decorreu entre 21 de Setembro e 25 de Outubro de 2015.
Este novo período de 14 dias decorre de uma decisão da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações que determinou a repetição de alguns dias de campanha para dar aos consumidores mais uma oportunidade para poderem solicitar as listas impressas.
A MEO venceu o concurso público lançado pelo governo para atribuição do serviço universal de disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informação de listas e terá agora a de disponibilizar anualmente listas impressas que abrangem todos os assinantes de serviços telefónicos (fixos e móveis), incluindo clientes de outros operadores, desde que tenham autorizado a inclusão dos seus dados. A MEO deve também disponibilizar a lista telefónica em formato electrónico, bem como um serviço de informações (número 118).
O facto de muitas pessoas acederem à informação por via electrónica permitiu a opção por este novo modelo de distribuição de listas impressas apenas a quem as solicitar, que possibilita reduzir a utilização de papel, com impacto favorável em termos ambientais e de custos.