A voz de um jihadista francês é identificada na gravação que reivindica a autoria dos atentados em Paris, informa o “Le Monde”.
Chama-se Fabien Clain, tem 36 anos, e fez uma gravação de áudio a dizer que o Estado ISlâmico é o autor dos atentados de sexta-feira passada.
Actualmente a viver na Síria, este cidadão natural de Toulouse, faz parte das redes jihadistas, tendo mesmo sido co-fundador de um grupo salafista, a célula de Artigat. Em 2009, chegou a ser condenado a cinco anos de prisão por recrutar jihadistas para o Iraque. Depois de ter sido libertado, juntou-se às fileiras do Estado Islâmico.
Desde 2001 que é conhecido e perseguido pelos Serviços de Inteligência francesa.
O terrorista tem ligações a Mohamed Merah, o homem que em 2012 matou sete pessoas em Toulouse e Montauban: três militares, um professor e três crianças de uma escola judaica.
Merah acabou por ser abatido pela polícia.
129 pessoas morreram na noite de sexta-feira, em Paris, após ataques terroristas em seis localizações. Os atentados aconteceram no Boulevard Voltaire, em frente ao bar La Belle, no Bataclan, na Rua de la Fontaine, no bar Carillon e no Stade de France.
Esta tragédia obrigou a que o presidente francês, François Hollande, decretasse estado de emergência e fechasse as fronteiras do país.