Salvador, 20 Junho de 2014. AFrança goleia a Suíça por 5-2 e sela o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial. Na folha de serviço da FIFA, sete goleadores entre Giroud, Matuidi, Valbuena, Benzema, Sissoko, Dzemali e Xhaka. É um jogo como qualquer outro, sem história por aí além. Até esta semana. Valbuena e Benzema, juntos? Uiiii, está o caldo entornado.
O Real (sem Benzema) joga em Madrid, o Olympique (com Valbuena) em Lyon. Para a Liga dos Campeões. Se isto fosse um dia normal de bola, os dois estariam separados por 1253 quilómetros.Só há um problema: Benzema é acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem a Valbuena sobre um vídeo de cariz sexual entre o jogador do Lyon e a sua namorada. Por isso mesmo, a distância entre os dois reduz-se significativamente para 391 km. Valbuena continua em Lyon, enquanto Benzema viaja até Paris para ser ouvido pela Procuradoria de Versalhes sobre o caso Valbuena.
Sim, o vídeo sexual mete Valbuena ao barulho. Que salgalhada de todo o tamanho! Todo o tamanho, não. Valbuena é baixo, mede 1,63. Benzema é mais alto. Quer dizer, “ligeiramente” (1,87). Os dois embrulham-se numa animada dialéctica durante um estágio da selecção francesa a propósito de um vídeo. O tal.
Perigo na área A conversa salta cá para fora e os gendarmes entram em acção. Benzema apresenta-se então para interrogatório às nove da manhã de quarta–feira e passa o dia todo nas instalações a responder a todas as perguntas e mais algumas. Até passa a noite na delegacia. Às tantas, lá admite e é formalmente acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem. Se a isto acrescentarmos a conspiração em acto criminal, cinco anos de prisão para Benzema. É o mínimo.
Tal já ocorrera com outro avançado da selecção. Djibril Cissé, de seu nome. Também é detido para interrogatório pelo mesmo caso e é libertado antes sequer de ser ouvido por um juiz. E tudo porque os três amigos do alheio, dois de Marselha e um de Val d’Oise, são detidos por “chantagem e participação em associação criminosa”.
Confusão “Karim admitiu ter falado com Valbuena a pedido de um amigo de infância, abordado por três chantagistas que estavam na posse de um vídeo de sexo”, revela uma fonte do processo à AFP.
Para começo de conversa, Benzema está proibido de falar com Valbuena. O resto virá com o tempo. Diz Sylvain Cormier, advogado do avançado, através da agência de notícias Associated Press: “Karim está satisfeito por poder pôr fim a esta polémica e não fez nada que seja motivo do seu arrependimento.”
Como irá o Real Madrid descalçar esta bota (sete golos em oito jogos esta época)? E a selecção francesa, de olho noEuro-2016 (tem dois em seis)? Se é verdade que Benzema é daqueles craques–problema sem eira nem beira, a roçar o provincianismo, isto é demais.Quer dizer, uma noite na prisão é, de longe, a exibição mais pobre da sua vida. E o historial já é longo. Sobretudo desde que aterra em Madrid.
Em Dezembro de 2009, por exemplo, passa por cima de uma cerca com um Audi e só é travado por uma azinheira. O carro está semidesfeito, ele na boa. O próximo espatifamento está marcado para o dia 19, o do seu 22.o aniversário. Agora ao volante de um Porsche na ilha da Reunião.
Vira-se o ano e vira-se o boneco. Uma e outra vez. Benzema é chamado pela justiça francesa, juntamente com Ribéry, com um processo por contratação de uma prostituta menor de idade. Um tribunal de Paris absolve-os ao considerar que os jogadores desconhecem a idade da jovem. Pois.
Em 2011, outro caso ao volante de um Porsche. É multado em 250 euros de multa por “condução temerária” em Ibiza, numa corrida com outros dois veículos. O ano de 2012 é tranquilo, sem incidentes. O de 2013 já não. Um radar detecta o seu Audi a 216 km/h numa via com 100 km/h de velocidade máxima permitida. Voam 18 mil euros de multa mais a carta de condução. Ainda a cumprir a inibição de conduzir, em Maio de 2015, Benzema rasga as ruas de Madrid com um Rolls Royce. Há menos de um mês, a situação repete-se com um Audi. Em ambos os casos, a polícia apanha-o em flagrante. Sem emenda, é o cabo dos trabalhos.