Espanha, Itália e França são os países eleitos pelos turistas para esta época. A conclusão é de um estudo da EDreams que tem conta as reservas pelos portugueses para viagens entre 23 de Setembro e 22 de Dezembro.
No entanto, o território nacional continua a liderar as preferências, com Portugal a aparecer como o principal destino de férias entre setembro e dezembro, com 15% das reservas dos seguidores da eDreams, seguido de França e Reino Unido, ambos com 13% do total registado no período. A completar o TOP 10 nacional, surgem ainda Espanha, Itália, Alemanha, Países Baixos, Suiça, Bélgica e Brasil.
Os dados agora apresentados pela eDreams identificam ainda as cidades mais visitadas pelos turistas nacionais, onde Londres, Paris, Barcelona, Funchal e Madrid assumem a liderança, seguidas de Ponta Delgada, Amesterdão, Roma, Bruxelas e Genebra.
A análise de dados da eDreams permite ainda concluir que se mantém a tendência dos portugueses de reservar à ultima hora, uma vez que, 48% dos turistas nacionais que viajam no mês de Outubro compraram as suas viagens no mês de setembro. Já no que respeita à duração do período de descanso fora de território nacional, 68% das reservas efetuadas para o período em análise, são para viagens de 2 a 5 dias, enquanto apenas 14% das reservas são para estadas de duração superior, entre 6 a 8 dias.
A nível europeu, apesar de o top três se manter, sendo Londres, Paris e Barcelona, o destino da grande maioria dos turistas, os dados da eDreams revelam que o restante Top sofre algumas modificações com Roma a ocupar a quarta posição, seguida de Madrid, Istambul, Lisboa, Nova Iorque, Amesterdão e Berlim.
Quem visita Portugal
O estudo agora apresentado pela eDreams revela também a nacionalidade dos turistas que mais visitam Portugal nesta altura do ano. Parisienses, Londrinos e Madrilenos são quem lidera o top de turistas que mais visitam terras lusas. Lisboa, Porto e Faro são as três cidades mais visitadas, seguidas de Funchal e Ponta Delgada.
A análise da eDreams permite ainda analisar que 56% dos estrangeiros que visita Portugal no outono deverá permanecer em território nacional por 2 a 5 dias, enquanto apenas 25% opta por uma estada mais prolongada de 6 a 8 dias.