Minhocas a postos? Novembro é mês de começar a sua horta

Minhocas a postos? Novembro é mês de começar a sua horta


Com que então decidiu ser auto-suficiente e ter uma horta… Se é uma decisão para levar a sério, este livro ajuda


Por um motivo ou por outro, acha que está na altura de fazer mudanças na sua vida e cultivar uma horta parece-lhe uma óptima ideia. E é mesmo. Ser auto-suficiente – em termos hortícolas, claro – não é muito difícil nem requer muito espaço. E se juntar duas galinhas poedeiras também não terá de voltar a comprar ovos, desde que o seu agregado não seja superior a quatro pessoas. 

Seja qual for o motivo que o move – há quem se sinta mais zen a mexer na terra, há quem queira ter a certeza de que os verdes que come são biológicos –, a decisão chega na altura certa. Novembro é fim de ciclo: a maior parte da colheita foi feita (e utilizada) e está na altura de limpar preparar a terra para começar a nova temporada. É aqui que as 215 páginas de “Como Cuidar da Sua Horta” entram em acção. Organizado como um guia, o livro aparece dividido em 12 secções, cada uma delas relativa a um dos meses do ano e com referências ao que devemos (ou não devemos) semear, plantar, cultivar e colher.

Mês a mês Fevereiro, por exemplo, ficamos a saber que é um bom mês para quem tem estufa: já pode começar a largar as primeiras sementes na terra, enquanto os restantes agricultores de trazer por casa terão de esperar que o frio amaine e as previsões atmosféricas se assemelhem mais ao tempo da Primavera.

Já em Abril não há mãos a medir: semear, repicar, transplantar, preparar canteiros e tratá-los com composto. A trabalheira não pára e é bem capaz de ser um dos meses mais trabalhosos para quem quer viver da terra. Mas vale a pena. Tudo dará frutos em Junho, o mês por excelência para a horta começar a dar frutos (perdão, verduras).
O Verão, já se sabe, é sinónimo de colheita e não é preciso ser um veterano para saber que Agosto é o melhor mês para isso. E de repente o calendário deu a volta e estamos outra vez em Novembro, a preparar a terra para a próxima temporada.

Ter uma horta não é tarefa que se esgote na terra. Depois de colher o que semeamos é preciso saber conservar os alimentos e cozinhá-los. Mais uma vez, este guia é uma ajuda preciosa. Há receitas com os alimentos da época – sopas, compotas, vinagres –, há dicas de conservação de legumes e frutas e há sugestões para testar a sua criatividade: hotéis de insectos, etiquetas de plantas, estruturas de alimentação de pássaros, espantalhos… No meio de tanta coisa, quando der por si já passou um ano desde a última vez que comprou uma alface ou um tomate. 

Ficha de livro
Como Cuidar da Sua Horta – Mês a Mês  
Jutta  Wagner, Annette Wendland e Karen Liebreich

Editorial Presença
15,50€