Qualquer coisa assim: Rui Patrício, Cédric, Pepe, Carvalho e Coentrão; William, Moutinho e Danny; Nani, Ronaldo e Bernardo (atenção ao núcleo duro do Monaco, com quatro dignos representantes).
Ai é, e o Tiago no lugar de Danny? E Eliseu por Coentrão? E Vieirinha por Cédric? Isso dizes tu, olha-me este.Vai daí, abrimos o leque para os 23 convocados à falta de 240 dias para o arranque do Euro-2016.
Ai é, e o Eduardo? E o Raphäel? E o Veloso? E o André Silva? Eeeeeeeeee… Com a qualificação directa, e sem play-off, este forrobodó começa bem mais cedo. Voilà.
RUI PATRÍCIO
Sporting
Guarda-redes, 28 anos
Titular de fio a pavio na fase de qualificação (com dois amarelos pelo meio), sem dar hipótese à concorrência. É assim há muito tempo, desde a era Paulo Bento. A caminho do segundo Europeu, após a bem sucedida experiência em 2012 (defende o penálti de Xabi_Alonso na meia-final)
Internacionalizações: 41
Jogos/Golos no grupo: 8/5
*****
ANTHONY LOPES
Lyon (fra)
Guarda-redes, 25
É Santos quem o estreia, naquele particular de má memória com Cabo_Verde, na Amoreira (2-0). Há ali talento, sim, mas cuidado com os outros convocáveis. Há Eduardo, o nosso titular no Mundial-2010 e agora no Dínamo Zagreb, e ainda Ventura, do Belenenses.
Internacionalizações: 1
Jogos/Golos no grupo: 0/0
*
BETO
Sevilha (esp)
Guarda-redes, 34
Chamado por Carlos Queiroz em 2009, impõe-se com Paulo Bento como um dos suplentes de Rui Patrício. No_Euro-2012, é o mais bem disposto do grupo. É um regalo vê-lo no banco de suplentes aos saltos (de felicidade ou nervosismo) entre incentivos ou instruções técnico-tácticas
Internacionalizações: 11
Jogos/Golos no grupo: 0/0
****
CÉDRIC
Southampton (ing)
Lateral-direito, 24
Conquista a titularidade no_Sporting de Marco Silva e, acto contínuo, a de Portugal de Santos._Estreia-se em Paris e é titular na Dinamarca (1-0). Repetiria a dose com a Dinamarca, no tal jogo da qualificação directa, em Braga. Pelo meio, 38’ em Elbasan a substituir Vieirinha.
Internacionalizações: 7
Jogos/Golos no grupo: 3/0
****
VIEIRINHA
Wolfsburgo (ale)
Lateral-direito, 30
Começou a qualificação titular com Paulo Bento a extremo mas foi a lateral, e já com Fernando Santos, que mostrou poder ser uma alternativa viável. A lesão tirou-lhe espaço e terá de estar em forma, esperando que Nélson Semedo e Bosingwa não invertam as prioridades do seleccionador.
Internacionalizações: 17
Jogos/Golos no grupo: 3/0
***
BRUNO ALVES
Fenerbahçe (tur)
Central, 34
É um dos indispensáveis de Fernando Santos para o eixo da defesa, mesmo que não tenha a titularidade garantida. Foi titular nos últimos dois jogos da qualificação e a experiência pode fazer a diferença em França. Vai ter 34 anos mas, tal como os 38 de Carvalho, isso pouco conta.
Internacionalizações: 82
Jogos/Golos no grupo: 4/0
*****
RICARDO CARVALHO
Monaco (fra)
Central, 38
Foi um dos elementos recuperados por Fernando_Santos após a saída de Paulo Bento. A idade ainda não pesa nas pernas e até marcou um golo, na recepção à Sérvia. Tirando o Euro-2012 esteve em todas as grandes provas desde a prova organizada por Portugal em 2004.
Internacionalizações: 83
Jogos/Golos no grupo: 6/1
*****
JOSÉ FONTE
Southampton (ing)
Central, 32
A concorrência de Pepe, Bruno Alves e Ricardo Carvalho não lhe abre grandes perspectivas de um lugar ao sol no onze mas faz parte do núcleo duro da equipa. A haver surpresas, será o elo mais fraco, com Neto e Paulo Oliveira a surgirem como principais ameaças. Improvável
Internacionalizações: 7
Jogos/Golos no grupo: 4/0
****
PEPE
Real Madrid (esp)
Central, 33
Autor do primeiro golo de Portugal no_Euro-2008, colecciona o segundo Europeu em 2012 e vai agora para o terceiro. Dúvidas? Não há nem pode haver. Apesar de só ter feito metade da qualificação, é homem para ir, jogar de início e muito mais.
Internacionalizações: 67
Jogos/Golos no grupo: 4/0
*****
COENTRÃO
Monaco (fra)
Lateral-esquerdo, 28
O Real Madrid dá-lhe visibilidade, sim, o Monaco dá-lhe minutos. Muitos, aos montes. Como Pepe, é um dos indiscutíveis de Santos._Como Pepe, só faz metade da fase de apuramento. E até marca um golo, o da vitória sobre a Sérvia, na Luz (2-1).
Internacionalizações: 51
Jogos/Golos no grupo: 4/1
*****
ELISEU
Benfica
Lateral-esquerdo, 32
É aposta de Queiroz em 2009 e também de Bento em 2011. Só dois jogos por cada seleccionador. Exactos três anos depois (11 de Outubro de 2014), Santos recupera-o. É totalista em cinco jogos, mas atenção a Raphäel (Lorient) e Antunes (Dínamo Kiev)
Internacionalizações: 12
Jogos/Golos no grupo: 5/0
****
MOUTINHO
Monaco (fra)
Médio, 29
O herói da qualificação directa com o golo à Dinamarca em Braga (1-0) e o outro à Sérvia em Belgrado (2-1), este como suplente. Se já seria um titular assumido no esquema de Santos, reforça-o com categoria internacional. É o quarto elemento do Monaco.
Internacionalizações: 81
Jogos/Golos no grupo: 7/2
*****
WILLIAM
Sporting
Médio, 24
Começou como titular com Paulo Bento e manteve-se na estreia de Fernando Santos mas o contributo nos sub-21 foi prioritário. A lesão afastou-o das últimas escolhas mas deve entrar em França como imprescindível. Bastará que apareça em boa forma.
Internacionalizações: 13
Jogos/Golos no grupo: 5/0
*****
TIAGO
Atlético Madrid (esp)
Médio, 35
Mais um elemento repescado por Fernando Santos a mostrar que nunca devia ter saído. Começou logo como titular na Dinamarca e tornou-se num elemento fundamental do meo-campo. Mesmo que não seja titular, será pedra basilar no balneário.
Internacionalizações: 66
Jogos/Golos no grupo: 5/0
*****
ANDRÉ ANDRÉ
FC Porto
Médio, 26
Estreou-se contra Cabo Verde e somou o primeiro jogo da qualificação na despedida, na Sérvia. Está a conquistar um espaço no_FC Porto e pode aproveitar o balanço para a selecção. Vai lutar para ser uma das últimas entradas no grupo – está bem lançado.
Internacionalizações: 2
Jogos/Golos no grupo: 1/0
***
DANILO
FC Porto
Médio, 24
O início de época nos dragões e a lesão de William_Carvalho garantiu-lhe um espaço mais confortável na selecção e parte para França com uma probabilidade vantajosa de fazer parte do grupo. A maior ameaça será Miguel_Veloso, que também deu nas vistas.
Internacionalizações: 6
Jogos/Golos no grupo: 3/0
****
JOÃO MÁRIO
Sporting
Médio, 23
Daquela geração dos vice-campeões europeus sub-21, há três dignos representantes._William, um, Bernardo, dois. Só falta um. É ele João Mário._Faz apenas 29 minutos na qualificação, em Copenhaga, mas é sempre chamado a partir daí. Se continuar a jogar como até aqui no_Sporting…
Internacionalizações: 4
Jogos/Golos no grupo: 1/0
**
DANNY
Zenit (rús)
Médio ofensivo, 32
De Agosto-2013 a Outubro-2014, nem um minuto com Bento. Huuum, ali há gato. Quem o traz de volta é Fernando Santos. E em grande estilo. Dos sete jogos da qualificação (falha naturalmente o da derrota com a Albânia), só em um não é titular (Dinamarca, em Braga).
Internacionalizações: 36
Jogos/Golos no grupo: 7/0
*****
NANI
Fenerbahçe (tur)
Extremo, 29
Se Santos continuar nesta onda de vitórias a torto e a direito, Nani celebraria a 100.ª internacionalização em pleno Europeu. Longevidade, portanto. E outras qualidades mais: titular em toda a campanha, é o capitão na ausência de Ronaldo e marca o primeiro golo em Belgrado.
Internacionalizações: 90
Jogos/Golos no grupo: 8/1
*****
QUARESMA
Besiktas (tur)
Extremo, 32
A ausência no Mundial-2014 causa algum desconforto junto dos jogadores, pela inegável qualidade técnica e espírito de camaradagem._Com Santos ao volante, o Mustang volta e faz sorrir Ronaldo logo na estreia, com aquele 1-0 em Copenhaga. “Já tinha saudades do_Ricardo.” Voilà.
Internacionalizações: 45
Jogos/Golos no grupo: 6/0
*****
BERNANDO SILVA
Monaco (fra)
Extremo, 21
Jardim deu-lhe o tempo de utilização que precisava para potenciar o talento e Fernando_Santos não o ignorou. Foi titular na Albânia e contra a Dinamarca em Braga e assume-se como um dos mais que prováveis titulares no ataque, com Ronaldo e Nani. Vai estar a jogar em “casa”.
Internacionalizações: 4
Jogos/Golos no grupo: 2/0
*****
RONALDO
Real Madrid (esp)
Avançado, 31
A fase de qualificação começou mal, e sem ele, e acabou, também sem ele, mas bem. Pelo meio, marcou cinco golos e ofereceu três vitórias na qualificação. O grupo pode já não sentir tanto a sua falta mas ainda é indispensável. Não serão Ronaldo e mais dez mas onze com Ronaldo.
Internacionalizações: 123
Jogos/Golos no grupo: 6/5
*****
ÉDER
Swansea (ing)
Avançado, 28
É o único resistente dos habituais três avançados convocados pelos seleccionadores. Hugo Almeida e Postiga ficaram pelo caminho, mas Éder resiste e pode ser o único ponta-de-lança de raiz nas escolhas. O lugar será dele, não se prevendo que André Silva dê o salto tão rápido.
Internacionalizações: 21
Jogos/Golos no grupo: 5/0
****
FERNANDO SANTOS
FPF
Seleccionador, 61
Chegou, viu e venceu. Recuperou mais-valias como Ricardo_Carvalho e Tiago e imprimiu um pragmatismo vencedor que há muito fazia falta à selecção. O futebol podia ser mais espectacular mas os resultados estão à vista. E quando é assim, são poucos os descontentes.
*****
Mau será se acontecer algo e não estiver na fase final.
Legenda
***** Stairway to heaven
**** Walking on sunshine
*** I’m singing in the rain
** Don’t stop believing
* The only way is up
Nota: a idade dos jogadores é a do dia do arranque no Euro (10 Junho 2016)