Portugal vai entrar no sorteio para a fase final do Euro-2016 como cabeça-de-série. A boa campanha na última prova, em que só foi afastado nas meias-finais pela Espanha, e a fase de qualificação com sete vitórias em oito jogos contribuíram para que a equipa de Fernando Santos garantisse um lugar nos seis primeiros do ranking, juntamente com França (organizadora), Espanha (campeã em título), Alemanha, Inglaterra e Bélgica.
Estas são as cinco selecções que Portugal nunca poderá apanhar. De resto, há ainda quatro incógnitas, que dependerão sempre das equipas que se apuram através do play-off: para já, Bósnia, Ucrânia, Suécia e Hungria serão cabeças-de-série, ao contrário de Dinamarca, Irlanda, Noruega e Eslovénia.
O pote dois também está quase completo: aconteça o que acontecer, Itália, Rússia, Suíça, Áustria e Croácia estarão presentes. A sexta vaga está dependente do que acontecer no play-off. A Bósnia é a mais bem colocada, mas terá de conseguir o apuramento, tal como a Ucrânia. Caso as duas falhem, a terceira na linha de sucessão, e já com a presença garantida na fase final, é a República Checa.
O pote três é aquele que carrega maior incógnita (Polónia, Roménia e Eslováquia são as únicas garantidas), enquanto quatro equipas estão já fechadas no quarto e último pote: Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte.
Pote 1: França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica
Pote 2: Itália, Rússia, Suíça, Áustria e Croácia
Pote 3: Polónia, Roménia e Eslováquia
Pote 4: Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte
SELECÇÕES POR DEFINIR
Pote 2: *Bósnia
Pote 2 ou 3:: *Ucrânia e República Checa
Pote 3: *Suécia
Pote 3 ou 4: *Hungria, *Dinamarca, Turquia e *Irlanda
Pote 4: *Eslovénia e *Noruega
*se apurada