A resposta habitual dos trabalhadores acaba por ser sempre sim em praticamente todos os pedidos. No entanto, por vezes, dizer que não, pode ajudá-lo a conduzir melhor a sua vida profissional.
Claro que dizer que não, não é uma tarefa fácil. Por isso, a revista “Forbes” decidiu mostrar-lhe a melhor forma de o fazer.
Veja estes conselhos:
– Os pedidos
Pense bem nos pedidos que lhe são feitos. De quanto tempo precisa para fazer um trabalho com qualidade. Pense na sua carga de trabalho habitual e veja se é possível fazer algo com qualidade ou não. De acordo com Susan Newman, especialista em trabalho, é importante “pensar de forma estratégica no trabalho, antes de dizer que sim”.
– As alternativas
Depois de pensar bem no ponto 1 e, caso decida dizer que não, ofereça uma alternativa. Tente ajudar a pessoa que lhe pediu a tarefa. Pergunte se pode fazer o trabalho numa outra altura ou se pode contribuir de outra forma.
– Diga não pessoalmente
De acordo com a psicóloga, deve dizer que não pessoalmente de forma a evitar ser mal interpretado.
– Os detalhes
Não se perca em explicações. Depois de analisar bem as suas razões para dizer que não, mantenha a sua explicação curta e simples.
– As consequências
Pense bem no que ganha e no que pode perder ao dizer que não. E aqui é importante pensar no campo profissional e também no pessoal.
– O foco
Deve ter atenção ao que decidiu. Mantenha o foco no que pensou ser o melhor e o pior. Lembre-se sempre dos motivos que o levaram a decidir que sim ou que não.
– A colaboração
Explique qual é o problema que sente ter e mostre que está a tentar resolver. Um exemplo que a Forbes deixa é para o caso de já ter assumido outros trabalhos. Pode sempre dizer algo do género: “Adorava ajudar. Mas tenho trabalhos que têm de estar prontos dia X. Alguém pode começar e depois darei continuidade?”. E não se esqueça: não se perca em explicações.