"Considero que é um insulto a um deputado que foi eleito para a Assembleia da República e por isso espero que todos os partidos políticos se pronunciem". O deputado eleito pelo PS Alexandre Quintanilha em declarações ao i, revela que se sentiu insultado depois do pivô José Rodrigues dos Santos se ter referido ao também professor universitário como "deputado eleito ou eleita" no telejornal das 20h desta quarta-feira.
{relacionados}
O físico português espera agora que todos os partidos políticos tomem posição, que seja feito um pedido de desculpas "à Assembleia da República, ao PS, e aos eleitores que votaram no partido porque confiam em mim e a todos os contribuintes, pois a RTP é pública e por isso depende dos nossos impostos". Até agora o Partido Socialista foi o único a pronunciar-se, transmitindo à direcção da estação pública "um protesto formal pelo comportamento inaceitável do pivô do Telejornal da RTP1 exigindo um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública".
A polémica já chegou às redes sociais com muitas pessoas a apelarem ao boicote da RTP1 e a protestarem contra a alegada posição homofóbica de José Rodrigues dos Santos. Existe até, no Facebook, uma página a pedir a demissão do pivô.
Visto que a RTP, sem razão nenhuma, censurou a nossa página, peço-vos a todos que coloquem em caixas de comentários deles este link: https://www.facebook.com/demissaojoserodriguesdossantos
Posted by Queremos a demissão de José Rodrigues dos Santos on Quinta-feira, 8 de Outubro de 2015
A associação ILGA-Portugal também já lançou um comunicado dizendo que "é evidente a intenção do apresentador de humilhar Alexandre Quintanilha em função da sua orientação sexual". A associação espera agora que existam "consequências devidas no plano disciplinar, porque a violação de princípios constitucionais não admite impunidade", exigindo um pedido de desculpas por parte da RTP, lê-se no documento. A ILGA já endereçou uma queixa ao Provedor da RTP e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Noutro comunicado, a RTP procurou resolver situação, explicando que se tratou de um mal-entendido. "Por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito para o parlamento era uma mulher. Na verdade esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos". Ou seja, José Rodrigues dos Santos pensou que se tratava da mesma pessoa. O director de informação, Paulo Dentinho, já falou pessoalmente com Alexandre Quintanilha, apresentando-lhe um pedido de desculpas formal, como revela o documento.
Alexandre Quintanilha é casado com o conhecido escritor Richard Zimler desde 2010.