A H&M está a dar que falar com o vídeo da sua mais recente campanha a promover a sustentabilidade ambiental. Numa sequência em que aparecem um modelo transgénero, outro com uma prótese, a famosa “plus size” Tess Holliday, há ainda espaço para uma mulher com pelos nas axilas e um senhor a usar meias com sandálias, além de uma aparição de Iggy Pop em tronco nu a segurar uma mangueira.
Isto tudo e ainda há mais: neste vídeo aparece também uma mulher de véu islâmico, a primeira vez na história da marca de moda rápida sueca, seguida de um sheikh, para a ilustrar a frase “be chic be sheikh”, e ainda um grupo de sikhs.
Tudo isto para chegar ao slogan “There are no rules in fashion but one: Recicle your clothes”, que se segue de um apelo aos clientes para que deixem a roupa que já não usam numa das 3.300 lojas da marca sueca. Reutilizamo-las ou transformamo-las em novas peças. Reciclar uma simples T-shirt representa uma poupança de 2.100 litros de água.”
O anúncio está a fazer sucesso entre as mulheres muçulmanas, quase sempre à margem das grandes marcas de moda internacionais. “Parece sempre que as mulheres que usam hijab [véu islâmico] são ignoradas quando se trata de moda”, disse à “Fusion”, a modelo, Mariah Idrissi, de ascendência marroquina e paquistanesa.
“De certa forma, o nosso estilo nunca importou, por isso é espectacular que uma marca tão grande reconheça a forma como usamos o lenço.”