Farmácias mais pequenas dão prejuízos de 20 mil euros por ano

Farmácias mais pequenas dão prejuízos de 20 mil euros por ano


Num só ano, as farmácias perderam 682 trabalhadores, com a média de colaboradores por farmácia a descer para seis.


As farmácias mais pequenas, com menor volume de facturação, continuam a dar prejuízo, em média de 20 mil euros por ano. São 538 farmácias (18% do total) e perdem 6 euros por cada 100 euros de vendas. Esta é uma das conclusões do estudo económico-financeiro da Universidade de Aveiro.

De acordo com o mesmo documento, entre 2010 e 2013 registou-se uma quebra de 24% no volume de negócios do sector e aumentou para 57% a quota de farmácias nos escalões de vendas inferiores (até 1 milhão de euros).

O sector das farmácias conseguiu em 2013 sair do vermelho, mas com resultados líquidos marginais e à custa de ajustamentos nos salários e no número de colaboradores. Num só ano, as farmácias perderam 682 trabalhadores, com a média de colaboradores por farmácia a descer para seis.

Esta redução de custos permitiu à farmácia média passar de resultados negativos para ganhos em 2013, mas de apenas 73 cêntimos por cada 100 euros de vendas. Sem ajustes no pessoal, o resultado seria negativo.

Aliás, 567 farmácias distribuídas por todos os escalões apresentaram resultado antes de imposto negativo, correspondendo a 19% do total.

As farmácias, desde 2010, perderam 82% do seu rendimento líquido. Em 2010 representava 3,1% do volume de negócios (40.721 euros) e em 2013 caiu para 0,7% (7.271 euros).