17/04/2024
 
 
Agricultura. Reunião de ministros da UE com manifestação à porta

Agricultura. Reunião de ministros da UE com manifestação à porta

Jornal i 26/02/2024 07:53

Os agricultores têm-se manifestado nas últimas semanas em vários Estados-membros, incluindo Portugal.

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reúnem-se esta segunda-feira  para analisar as medidas de ajuda aos agricultores. Para junto ao edifício do Conselho há uma manifestação, na qual participa uma delegação da CAP, marcada,.

Em Bruxelas, os ministros irão debater as propostas da Comissão Europeia para ajudar o setor agrícola em crise, bem como as várias medidas nacionais adotadas para responder às preocupações do setor. Os agricultores têm-se manifestado nas últimas semanas em vários Estados-membros, incluindo Portugal.

Os agricultores queixam-se, nomeadamente, do excesso de burocracia para aceder aos apoios da UE, do custo de vida e dos combustíveis e da discrepância dos preços no produtor e consumidor.

Assim, em simultâneo com a reunião do Conselho, em que Portugal está representado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, decorre mais uma manifestação que reúne, junto às instituições da UE, produtores de vários Estados-membros. A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) participa com uma delegação. 

O executivo comunitário anunciou na quinta-feira que vai propor a simplificação de regras da Política Agrícola Comum (PAC), como as dos controlos agrícolas, e avançar com um inquérito ‘online’, entre março e maio, para ouvir as queixas do setor.

Bruxelas propõe a simplificação de regras da PAC, como alguns requisitos de condicionalidade que os agricultores da UE têm de cumprir e a isenção das pequenas explorações agrícolas, com menos de dez hectares, dos controlos relacionados com o cumprimento destes requisitos.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline