02/03/2024
 
 
PGR deixa alerta sobre número crescente de burlas com arrendamentos de casas para férias e estudantes

PGR deixa alerta sobre número crescente de burlas com arrendamentos de casas para férias e estudantes

Bruno Gonçalves Jornal i 13/07/2023 13:34

Anúncios fradulentos são publicados em operadores legítimos de comércio eletrónico e nas redes sociais.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) partilhou um alerta na sequência do número crescente de burlas com arrendamentos de casas para férias, estudantes ou a cidadãos estrangeiros.

A prática de burla, neste contexto, "ganhou grande expressão nas últimas semanas", com "anúncios fraudulentos" a serem muitas vezes publicados em operadores legítimos de comércio eletrónico, mas também nas redes sociais.

São apresentados imóveis com fotografias apelativas e um valor mais baixo para a trair interessados.

Após o primeiro contacto, os autores da burla pedem contacto direto, nomeadamente Whatsapp. "O agente criminoso (suposto senhorio) manifesta sempre que o imóvel está disponível de imediato, mas nunca se mostra disponível para que o mesmo seja visitado - alega sempre estar no estrangeiro e, muitas vezes, ser cidadão estrangeiro, não lhe sendo possível vir a Portugal. É frequente a narrativa fraudulenta de o senhorio ter deixado Portugal por motivos relacionados com o seu trabalho", alerta a PGR.

É depois exigido um pagamento para viabilizar a visita ao imóvel ou a reserva antecipada, tendo sido registados casos em que é passada fatura falsa, para tornar a burla mais credível.

"Todo o processo é uma encenação que tem apenas em vista criar a expectativa, na vítima, de que encontrou uma casa para tomar de arrendamento e, por essa razão, proceder ao pagamento antecipado de quantias que lhe são pedidas. Este fenómeno criminoso é desenvolvido por grupos profissionais e organizados, que têm o propósito exclusivo de burlar", lê-se ainda no comunicado.

Tendo em conta o aumento destes casos, a PGR recomenda "que se avaliem cautelosamente os anúncios de imóveis 'online', bem como os eventuais perfis dos seus autores, sobretudo quando todos os contactos são efetuados por meios digitais".

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline