"Podem ser vistas, sentidas e saboreadas às mesas de Moçambique numerosas influências culturais: «especiarias brasileiras, caris indianos, o melhor da África e da Ásia, mercadores árabes, uma mistura estonteante afro-portuguesa, latino-americana, pan-árabe, asiática. E ao longo de muita da costa de Moçambique, em bons e em maus tempos, o que sempre tiveram foi uma abundância de peixe e marisco incríveis.
A acrescentar ao uso abundante de leite de coco, a adorada malagueta local, o piripíri, que torna a comida unicamente moçambicana".
Este é um excerto que retirei do livro de Anthony Bourdain, VIAGENS PELO MUNDO.
Isto é casa e nada na vida nos poderá saber melhor que as memórias e os sabores que nos fazem e fizeram felizes e que levaremos para o resto da nossa vida.
O camarão em casa era um dos pratos habituais, frito, em caril, grelhado …. íamos ao mercado do peixe ou então a Sara do camarão trazia-os à porta.
Com muitas boas recordações de sabores a minha receita esta semana é o meu camarão frito com leite de coco e uma salada fresca de primavera, faltaram-me as castanhas de caju torradas de Moçambique, as melhores do mundo e sem dúvida a par com a água de coco fresca estão na lista do que mais tenho saudades.
Camarão frito com leite de coco e piripíri com salada de primavera
INGREDIENTES
Camarão 24 unidades
3 dentes de alho
1 colher de sopa de Azeite
100ml leite de coco
Sal qb
Flocos de piripiri qb
1 malagueta sem sementes e picadinha
2 fatias Abacaxi cortada em cubos
Mescla de verdes a gosto (usei mistura de agrião, alface, rúcula, chicória de folhas, coentros)
Cebola roxa laminada
Limão
Mão cheia de coentros
MÉTODO
Descascar os camarões;
Numa taça colocar o azeite, leite de coco, flocos de piripíri, sal e o alho picadinho;
Juntar o camarão à marinada por um período mínimo de 15 minutos;
Entretanto preparar a salada, juntando os verdes, acrescentando o abacaxi em cubos ou como gostar mais, e a cebola, sugiro um banho gelado para cortar a acidez, 10 minutos é suficiente;
Aquecer o azeite numa frigideira e adicionar os camarões;
Deixar fritar por cinco minutos e adicionar a malagueta picadinha;
Refrescar com a marinada e deixar levantar fervura, finalizar com sumo de limão e coentros frescos e servir de imediato, acompanhando com a salada de primavera com abacaxi.