Retiradas do mercado três tipos de máscaras cirúrgicas

Retiradas do mercado três tipos de máscaras cirúrgicas


Máscaras, do fabricante português PT Mills, foram recolhidas do mercado por não existir prova de cumprimento dos requisitos legais aplicáveis a nível europeu.


O Infarmed suspendeu esta quinta-feira a comercialização, determinando ainda a recolha do mercado, de três tipos de máscaras cirurgicas, do fabricante nacional PT Mills, por não existir prova de cumprimento dos requisitos legais aplicáveis a nível europeu.

Numa circular informativa divulgada na página oficial da Internet da Autoridade Nacional do Medicamente e Produtos de Saúde (Infarmed), lê-se que "foi identificada a colocação no mercado nacional dos dispositivos médicos: máscara cirúrgica tipo I, marca MM4M, ref.ª MMPA1320000099.B; máscara cirúrgica tipo II, marca MM4M, ref.ª MMPA1320000099.B; máscara cirúrgica tipo IIR, marca MM4M, ref.ªs MMPA132R000099.0 e MMPA132R000099.B, do fabricante nacional PT Mills Lda., ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento dos requisitos legais aplicáveis a nível europeu, designadamente no que respeita à documentação técnica face ao estabelecido".

Assim, foi determinada a imediata suspensão da comercialização e a recolha do mercado nacional daquelas máscaras cirúrgicas. 

Além disso, o Infarmed informa que as entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o fabricante.