Paula Rego. António Costa anuncia dia de Luto Nacional

Paula Rego. António Costa anuncia dia de Luto Nacional


Paula Rego “era uma artista de qualidade excecional, cuja obra alcançou um grande reconhecimento internacional”, diz a nota de pesar divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro.


O Governo português decidiu decretar um dia de luto nacional pela morte da pintora Paula Rego, anunciou esta quarta-feira António Costa. 

"O Governo decidiu decretar um Dia de Luto Nacional em homenagem à pintora Paula Rego",  pode-ser numa nota de pesar divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, que acrescenta que Paula Rego "era uma artista de qualidade excecional, cuja obra alcançou um grande reconhecimento internacional".

"As suas pinturas, desenhos e gravuras encerram imagens poderosas que ficarão sempre connosco e com as gerações por vir. Aos seus familiares e amigos, o primeiro-ministro apresenta as mais sentidas condolências", diz o mesmo documento. 

Paula Rego nasceu "durante a ditadura salazarista" e "fez a sua formação artística em Londres, onde residiu grande parte da vida, mantendo sempre intacta a ligação a Portugal", recorda a nota. "A sua obra alimenta-se de referências e memórias portuguesas, como os contos populares ou a literatura de Eça de Queirós, e Paula Rego foi uma artista atenta à nossa realidade social. Autora de um universo figurativo singular, as suas obras não se parecem com mais nada do que com Paula Rego."

{relacionados}