2/8/21
 
 
Faixa de Gaza. ONU pede 95 milhões de dólares para reconstruir infraestruturas

Faixa de Gaza. ONU pede 95 milhões de dólares para reconstruir infraestruturas

Jornal i 27/05/2021 17:34

Os ataques de Israel na Faixa de Gaza destruíram milhares de habitações e deixaram cerca de 800 mil pessoas sem acesso a água canalizada. Foram ainda danificados 58 estabelecimentos escolares, 11 centros de saúde e seis hospitais.

A ONU apelou, esta quinta-feira, à doação de 95 milhões de dólares, cerca de 77,8 milhões de euros, para reconstruir as infraestruturas danificadas nos ataques na Faixa de Gaza.

Segundo Lynn Hastings, coordenadora humanitária da ONU, o plano de emergência será aplicado nos próximos meses e beneficiará um milhão de pessoas. Recorde-se que é considerado o surto de violência mais intenso entre Israel e Palestina dos últimos sete anos começou a 10 de maio e durou 11 dias até o cessar-fogo. No total, mais de 250 pessoas morreram, incluindo 68 crianças.

Os ataques de Israel na Faixa de Gaza destruíram milhares de habitações e deixaram cerca de 800 mil pessoas sem acesso a água canalizada. Foram ainda danificados 58 estabelecimentos escolares, 11 centros de saúde e seis hospitais, sublinhou Hastings.

"Lancei hoje em Jerusalém um pedido de 95 milhões de dólares para dar resposta a estas necessidades, durante três meses. Um milhão de pessoas receberá ajuda para seguir em frente", disse, citada pela agência noticiosa espanhola EFE.

A coordenadora humanitária alertou também para a saúde mental dos palestinianos, sobretudo dos menores.

"A maior parte deste tipo de infraestruturas pode ser reparada, por isso o que preocupa a comunidade internacional é, em parte, o chamado impacto psicossocial destes conflitos que se repetem para o povo de Gaza e, em particular, para as crianças", sublinhou.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×