Nova lei de videovigilância prevê uso de ‘bodycams’ pelos polícias, revela Eduardo Cabrita

Nova lei de videovigilância prevê uso de ‘bodycams’ pelos polícias, revela Eduardo Cabrita


Nova lei de videovigilância prevê a possibilidade de polícias andarem com câmaras incorporadas nos uniformes.


Eduardo Cabrita revelou, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira, que  a possibilidade de os polícias usarem câmaras nos uniformes, 'bodycams', vai estar prevista na proposta da nova lei de videovigilância. 

"Já foi colocado em processo legislativo do Governo a nova lei da videovigilância que incorpora as bodycams como instrumento de transparência e salvaguarda dos polícias", disse o ministro da Administração Interna. 

O governante confirmou que a fase legislativa da videovigilância está concluída, mas que se atrasou para incluir os contributos da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) como forma de "salvaguardar os direitos fundamentais".

O que são “bodycams”? São pequenas câmaras de vídeo que estão incorporadas nos uniformes dos agentes da PSP. Este é um dos instrumentos reivindicados pelo corpo policial e que tem sido alvo de debate, principalmente devido a alguns casos mediáticos em que vídeos de operações policiais tem sido partilhados pelos telemóveis.