28/1/21
 
 
Madrid solicita declaração de zona de catástrofe após maior nevão das últimas décadas

Madrid solicita declaração de zona de catástrofe após maior nevão das últimas décadas

Jornal i 14/01/2021 17:31

A autarquia estima que as infraestruturas municipais e os serviços públicos sofreram danos no valor de pelo menos 400 milhões de euros.

Madrid decidiu hoje solicitar ao governo central espanhol que declare a capital como zona de catástrofe, depois de ter estimado, numa primeira aproximação preliminar, que a tempestade Filomena causou prejuízos na cidade de 1.398 milhões de euros.

 

O presidente da câmara municipal da Madrid, José Luis Martínez-Almeida, explicou em conferência de imprensa que este cálculo se baseia nos danos causados à atividade económica e nos danos materiais a edifícios, infraestruturas e bens municipais.

Almeida defendeu que se cumprem "tanto os requisitos legais como os acontecimentos de facto" para declarar Madrid como zona de catástrofe, e pediu ao Governo "para responder o mais rapidamente possível" e assim permitir "aliviar a situação".

O pedido do município será acompanhado pelos de muitos outros da Comunidade de Madrid e pelo próprio Governo regional, assim como foi anunciado, também hoje, pela presidente regional, Isabel Díaz Ayuso.

A declaração da cidade como uma área "gravemente afetada pela emergência da proteção civil" ajudaria, segundo Almeida, a cumprir dois objetivos: reparar e compensar "o mais rapidamente possível" os danos sofridos pelos particulares e enfrentar as "despesas extraordinárias" que a Câmara Municipal tem de assumir.

Neste sentido, a autarquia estima que as infraestruturas municipais e os serviços públicos sofreram danos no valor de pelo menos 400 milhões de euros.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×