20/8/19
 
 
XIV Fórum de Auditoria Interna

XIV Fórum de Auditoria Interna

Gabriel Magalhães 08/08/2019 18:24

Na sua XIV edição, o evento deste ano contou com vários membros e parceiros do IPAI, mas também convidados e palestrantes especiais, o que permitiu um debate profícuo sobre os desafios da economia nacional e o papel da auditoria interna em particular

No final do mês de junho teve lugar mais um Fórum de Auditoria Interna organizado pelo Instituto Português de Auditoria Interna (IPAI) nas instalações do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa. À semelhança dos anos anteriores, este continua a ser um dos mais importantes e participados eventos anuais do IPAI - entidade profissional sem fins lucrativos, criada em 1992, que representa a profissão de Auditor Interno e promove a associação, formação e certificação de todos os profissionais e estudiosos de Auditoria Interna, sendo também a entidade que representa em Portugal o Institute of Internal Auditors (IIA), fundado em 1941, nos Estados Unidos da Améria.

Na sua XIV edição, o evento deste anos contou com vários membros e parceiros do IPAI, mas também convidados e palestrantes especiais, o que permitiu um debate profícuo sobre os desafios da economia nacional e o papel da auditoria interna em particular, assim como o habitual networking, a troca de experiências e a partilha de conhecimentos entre todos os participantes, nacionais e estrangeiros, e de vários sectores da atividade económica.

O evento deste ano contou com quatro temáticas principais, apresentadas por palestrantes nacionais e estrangeiros, nomeadamente:

• A Auditoria Interna como Veículo de Cibersegurança e Catalisador de Transformação Digital, apresentado pela Ernst &Young (EY);

• O Impacto da Auditoria Interna no Corporate Governance, exposto pela Bakertilly;

• Internal Audit and Digital, apresentado pela Dra. Carolina Baltazar do European Confederation of Institutes of Internal Auditing (ECIIA); e

• A Auditoria na Gestão de Riscos de Terceiros, apresentado pela Dra. Letícia Lucas, responsável pela Função de Auditoria Interna do Mecanismo Europeu de Estabilidade e Presidente do Institute of Internal Auditors do Luxemburgo.

Para além da apresentação dos temas em apreço, a Dra. Carolina Baltazar e a Dra. Letícia Lucas aproveitaram, em conjunto, para promover a Conferência Europeia de Auditoria Interna que irão organizar no próximo mês de setembro. A Conferência Europeia de 2020 irá ser organizada pelo IPAI, da qual se espera que seja o debate mais importante alguma vez realizado em Portugal sobre a temática de Auditoria Interna. Para tal, contará com um leque de oradores internacionais e multidisciplinares, do sector publico, privado e do chamado terceiro sector, e versará igualmente outros temas conexos com a Auditoria Interna, tais como o Governo das Sociedades, a Conduta das Organizações e dos Profissionais, o Papel dos Reguladores e Legisladores, o Combate ao Fenómeno da Fraude e o Papel das novas Tecnologias. Save the Date: 21 a 23 Outubro de 2020.

Autor – Gabriel Magalhães

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×