O diretor-geral e a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa consideraram esta terça-feira a atribuição da construção do novo elétrico ID. EVERY1 como uma “decisão histórica”. A construção reforça a posição estratégica da fábrica de Palmela no Grupo Volkswagen.
”É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. EVERY1, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação”, afirma, em comunicado de imprensa, o diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa.
“Gostaríamos de agradecer o apoio do Governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país”, acrescenta Thomas Hegel Gunther.
O ministro da Economia também aplaudiu a decisão do grupo alemão Volkswagen de construir um novo modelo elétrico em Portugal.
“Este é um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz para todos nós”, afirma Pedro Rei. O governante considera que “de uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”.
A decisão do grupo alemão Volkswagen de construir o novo modelo elétrico na fábrica de Palmela, também foi saudada pela CT, que, em comunicado, diz tratar-se de uma “decisão histórica, determinante para o futuro da fábrica e dos seus trabalhadores”.
Refira-se que ainda antes da produção do novo ID. EVERY1, a fábrica de Palmela deverá começar a produzir, já no próximo verão, o veículo híbrido T-ROC NF.
“Estes novos modelos (T-ROC NF e ID1) têm de significar uma janela de oportunidade para implementação de novos processos produtivos para uma resposta na melhoria das condições de trabalho”, defende a CT.
De acordo com a Autoeuropa, o ID. EVERY1 é um “veículo elétrico inovador”, concebido na Europa e para a Europa, que combina um ‘design’ desportivo, um interior funcional e tecnologia digital avançada, e com um preço estimado de 20.000 euros no mercado alemão.
A empresa revela também que o lançamento deste modelo se insere no “ambicioso plano da Volkswagen de introduzir nove novos modelos até 2027, incluindo quatro veículos elétricos assentes na moderna plataforma modular elétrica (MEB) com tração dianteira”.