Sismo de magnitude superior a 5.0 sentido nos Açores

Sismo de magnitude superior a 5.0 sentido nos Açores


Um sismo de magnitude superior a 5.0 na escala de Richter foi sentido, esta terça-feira, em São Miguel, nos Açores.


O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) apontou para uma magnitude de 5.3, enquanto uma investigadora do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores referiu 5.1.

O abalo foi registado às  07h14 (08h15 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 25 km a Sul-Sudeste de Faial da Terra (São Miguel).

Não se registaram situações de feridos, pedidos de auxílio ou danos, segundo fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, citada pela agência Lusa.

O sismo “foi sentido em praticamente toda a ilha de São Miguel. Foi onde atingiu a intensidade máxima de V/VI [escala de Mercalli Modificada], eventualmente, na zona da Povoação, e também temos indicação de que foi sentido em Santo Espírito, na ilha de Santa Maria”, disse à agência Lusa a investigadora do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), Rita Carmo.

Têm-se seguido alguma réplicas, de magnitude inferior, mas segundo a investigadora, estas podem ainda ser sentidas pela população.

Rita Carmo deixou ainda um apelo aos habitantes de São Miguel e de Santa Maria, para terem “bem presente as medidas de autoproteção e todas as direções que são emanadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA)”.