Governo. Relação com EUA é fundamental

Governo. Relação com EUA é fundamental


“Exige-se, assim, de todos os governos, e também ao governo português, aquilo que eu chamaria de cabeça fria nestes tempos desafiantes que estamos a viver”


O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou esta quarta-feira que a relação diplomática entre Portugal e os EUA é “absolutamente fundamental” e não depende de “contextos momentâneos”. Pedro Duarte considera que o atual contexto internacional exige “cabeça fria”.

“Para nós, a relação com os Estados Unidos é uma relação que continuamos a considerar absolutamente fundamental e que deve ser pensada, em primeira instância, nos cenários de médio e de longo prazo”, afirmou o governante. 

“É uma relação que não depende, não pode depender, de mudanças circunstanciais, seja na própria administração da Casa Branca ou de declarações, opiniões ou tomadas de posição assumidas em cada momento em concreto”, acrescentou. 

Na Assembleia da República,Pedro Duarte, citado pela agência Lusa, salientou que a relação com os EUA “não depende de conjunturas” ou “contextos momentâneos” e o Governo PSD/CDS-PP pretende “manter e reforçar” a aliança “política e militar” entre os dois países.

“Exige-se, assim, de todos os governos, e também ao governo português, aquilo que eu chamaria de cabeça fria nestes tempos desafiantes que estamos a viver”, disse.

“Particularmente quando falamos de política externa, exige-se serenidade, sobriedade, descrição muitas vezes, particularmente quando estamos a falar de temas tão complexos como alguns do que já foram aqui abordados hoje, por exemplo, como a crise no Médio Oriente ou a crise na Ucrânia”, realçou.