Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou, no dia 25 de julho, 39 migrantes, ao largo do Cabo Gata, a sudoeste de Almeria, em Espanha.
Em comunicado, divulgado este domingo, o resgate, que foi levado a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) com a Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Bojador, ocorreu o âmbito de um alerta das autoridades espanholas, que deram conta da presença de três embarcações com um total de 39 pessoas a bordo.
“Os militares da Guarda direcionaram de imediato a LPC Bojador até a uma pequena embarcação de borracha com 13 pessoas a bordo, tendo sido possível efetuar o seu resgate em condições de segurança”, diz a nota.
Nas duas outras embarcações seguiam oito e 18 migrantes a bordo, tendo sido identificado um facilitador, de acordo com a nota.
Após as operações, “a LPC Bojador deslocou-se até ao Porto de Almeria com os 39 migrantes a bordo, todos do género masculino, tendo sido entregues às autoridades competentes em perfeitas condições de segurança”.
As três embarcações foram apreendidas e rebocadas até ao Porto de Almeria, enquanto o facilitador foi detido.