Que obstáculos já ultrapassaram? Quem são as pessoas mais importantes das suas vidas? No que é que investem o seu dinheiro? Nesta I parte, a Luz dá-lhe a conhecer o ‘Lado B’ de Bernardo Silva, João Félix, João Neves, Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo, Nélson Semedo, Pepe, João Palhinha, Rafael Leão, Francisco Conceição e Gonçalo Inácio.
Bernardo Silva
É considerado o «senhor doutor dos relvados de futebol», já que nasceu em Lisboa, no seio de uma família de classe média alta. Frequentou um colégio privado e chegou a inscrever-se na universidade no curso de Estudos Europeus. No entanto, a licenciatura, mestrado e pós-graduação foram obtidos numa outra área: primeiro no Benfica, e, depois, no Mónaco e no Manchester City. Na altura em que estava no primeiro clube, alguém da formação lhe disse que não chegaria longe. «Disseram-me, na formação do Benfica: ‘filho de doutor não dá jogador’. Eu levei um bocadinho a peito e fiz tudo o possível para que desse», afirmou numa entrevista a Fátima Campos Ferreira, na RTP. Mas mostrou paixão e persistência. Além da sua dedicação à profissão, Bernardo Silva, de 29 anos, tem mostrado ser um marido e pai babado. Casou-se com Inês Degener Tomaz, a 1 de julho de 2023, numa quinta nas margens do rio Douro. Um mês depois, nascia a filha do casal, Carlota, que tem ficado muito famosa nas redes sociais, pelas partilhas dos pais. Quando o Manchester City se sagrou tetracampeão da Premier League, por exemplo, a família do jogador português, juntou-se à festa. Na sua página de Instagram, a companheira do futebolista, partilhou uma fotografia da filha, na altura com oito meses, no relvado, vestida a rigor, com a camisola do clube inglês. Numa entrevista recente à Sky Sports, este declarou-se a Inês e a Carlota: «Quando vou para casa, não interessa se perdi ou ganhei. Ver a minha filha é algo que anseio sempre fazer», afirmou. «A vida com a minha filha, a minha mulher e os dois cães, independentemente do que acontece, saber que somos uma boa família, faz-me querer seguir em frente», referiu.
Cristiano Ronaldo
Foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017. Até hoje, recebeu cinco bolas de ouro. Cristiano Ronaldo nasceu na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, no dia 5 de fevereiro de 1985. Todos conhecem o seu percurso marcado pelo sofrimento e esforço da mãe, o alcoolismo e a perda do pai. Além disso, muitos seguem a sua família que tem crescido com o passar dos anos. Desde 2016 namora com a modelo Georgina Rodríguez. Antes disso anunciou que ia ser pai de um rapaz, Cristiano Ronaldo Júnior, não revelando o nome da mãe. Também de barriga de aluguer tem dois gémeos nascidos em 2017, Matteo e Eva. No mesmo ano, a sua companheira deu à luz Alana Martina e, em outubro de 2021, nasceu Bella Esmeralda. O casal perdeu o gémeo de Bella logo após o parto. Segundo a revista Forbes este tem uma fortuna avaliada em 500 milhões de dólares. Mas, mesmo assim, não para de elevar os seus negócios. Recorde-se que Ronaldo conta com um portfólio de investimentos diversificado, passando pela hotelaria, estética, saúde, comunicação social, etc. Esta semana foi anunciado que o craque de futebol comprou parte de duas marcas de renome internacional: Vista Alegre e Bordallo Pinheiro. Ronaldo fica acionista da empresa de porcelanas portuguesa e vai ajudar a expansão das marcas em vários mercados do Médio Oriente e asiático, tanto no retalho, como na hotelaria. Segundo o ECO, tendo em conta o preço de fecho das ações na sexta-feira, a posição adquirida pelo jogador de futebol madeirense está avaliada em 17,3 milhões de euros.
Bruno Fernandes
Nascido na Maia, a 8 de setembro de 1994, Bruno Fernandes apaixonou-se cedo pela bola. Sabia que queria ser jogador, no entanto, antes de o conseguir, não foi fácil gerir as suas finanças. Na altura, a namorada, Ana, era árbitro de futebol aos fins de semana e, por isso, era ela que pagava as coisas. Bruno Fernandes ainda não ganhava nada como jogador. O casal conheceu-se na escola, no Porto, e está junto desde a adolescência. Há três semanas numa entrevista ao The Players Tribune, o jogador da Seleção Portuguesa e do Manchester United falou um bocadinho sobre o passado: «A Ana está comigo desde os nossos 16, 17, 18 anos. Conhecemo-nos quando éramos adolescentes, e quando começámos a namorar não ganhava nada enquanto jogador», lembrou. «A Ana costumava fazer três, quatro jogos de seguida no sábado, depois íamos sempre ao cinema no domingo. Na altura, não tinha muito dinheiro, por isso a Ana pagava os bilhetes. O mesmo acontecia ao jantar. Mesmo a pizza tinha que ser ela pagar», sublinhou. De acordo com o desportista, quando se mudou para Itália, aos 17 anos, viveu num campo de treinos. «Depois ela veio ter comigo aos 18, quando terminou o ensino secundário. Desde o primeiro dia que perseguimos este sonho juntos», garantiu. Recorde-se que o casal se casou em 2015. A primeira filha, Matilde, nasceu dois anos depois. Em 2020, veio ao mundo Gonçalo.
João Neves
Filho de um agente da Polícia de Segurança Pública e de uma professora de Educação Física, João Neves nasceu em Tavira há 19 anos. Começou a jogar na Casa do Benfica de Tavira da qual o pai é treinador e também coordenador. Considera-o o seu «mestre». O facto de utilizar a camisola por dentro dos calções, por exemplo, é um hábito que lhe foi incutido desde muito novo por ele, para evitar passar uma imagem de «desleixo». Segundo O Jogo, um dos principais focos da família passou, desde cedo, por garantir que o pequeno algarvio não se deslumbrava com as conquistas que ia tendo. A família é para si muito importante. Em fevereiro o jovem jogador sofreu uma grande perda: a mãe. Sara Gonçalves, morreu de forma inesperada aos 50 anos. A mãe do jovem atleta tinha sido diagnosticada com um cancro raro no útero poucos meses antes e encontrava-se a fazer tratamentos oncológicos. O quadro clínico da professora acabou por se complicar e, depois de apresentar alguns sintomas como febre persistente e de ter sido operada de urgência, acabou por contrair uma infeção generalizada e falecer. Nessa mesma noite, João Neves encontrava-se a jogar pelo Benfica, contra o Vizela e só recebeu a notícia depois do jogo. No dia seguinte foi o funeral e dias depois já estava em Toulouse para mais um jogo. Com uma faixa preta no braço direito – sinal de luto –, acabou por se emocionar no final da partida com os aplausos dos adeptos. Desde que ficou mais conhecido, João Neves é considerado «o menino bonito da Luz». Faz muito sucesso entre as adeptas femininas e tem-nas puxado para os estádios onde vai passando.
João Félix
É filho de pais professores e nasceu em Viseu numa família de classe média alta. Além de professor, o seu pai foi jogador de futebol, preparador físico de vários clubes e treinador de infantis. Segundo a sua mãe, João Félix, atualmente com 24 anos, começou primeiro a jogar à bola e só depois a andar. Por isso, sempre soube que queria ser jogador da bola, o que a dada altura preocupou os pais. «Não havia mais nada que gostasse de ser, caso esse plano falhasse», revelou a mãe numa entrevista ao Maisfutebol, em 2017. Aliás, os pais tiveram de preparar a casa. «Os bibelots tiveram que ser todos retirados, não havia nada que se pudesse partir à vista», revelou ainda. Felizmente, conseguiu cumprir o seu sonho com muito esforço da parte dos pais que o levavam todas as semanas, durante cinco anos, para o Porto, para jogar no clube. Acabou por ser visto e a sua carreira tem evoluído a uma grande velocidade. No entanto, na vida pessoal, parece que as coisas não lhe correm tão bem. O jogador namorou com Margarida Corceiro, mas a relação do casal terminou definitivamente em junho do ano passado. A jovem atriz foi nos últimos tempos associada ao piloto de Fórmula 1 Lando Norris, e a sua presença nos paddocks já não passa despercebida à imprensa internacional, apesar de ambos continuarem a negar ter uma relação amorosa, garantindo que são apenas amigos. A verdade é que desde então Félix e Corceiro deixaram de se seguir nas redes sociais. Mas ao que tudo indica não é apenas ‘Magui’ que tem um novo amor. Agora também há rumores de que o craque já tem uma amiga especial: a cantora argentina Nicki Nicole.
Pepe
Tem 41 anos, já ganhou mais de uma dezena de títulos e conseguiu vários recordes pelo FC Porto, três Ligas dos Campeões pelo Real Madrid e um Europeu por Portugal. É considerado um dos melhores defesas mundiais e é o terceiro jogador com mais internacionalizações pela Seleção Nacional. Pouca gente conhece o seu nome verdadeiro: Képler Laveran de Lima Ferreira. Muito menos o porquê da escolha dos seus pais. Pepe nasceu em Maceió, a maior cidade de Alagoas, no Brasil. É o mais velho de quatro irmãos, cujos nomes começam todos por K: Karleane, Katiane e Kellyane. Os seus dois nomes próprios tiveram uma inspiração escolhida pelo pai, entre o astrónomo alemão Johannes Kepler e o médico francês Charles Louis Alphonse Laveran. Apesar de ser pescador e a sua mulher dona de casa, ambos tinham uma paixão grande por livros, daí a escolha do nome. Além disso, o pai tinha o sonho de ver Képler tornar-se cientista ou médico. No entanto, ao ver a sua relação com a bola, não se importou que este escolhesse outro rumo. O jogador já confidenciou que nunca quis seguir esses dois caminhos, pensou sim em ser motorista de táxis. Além disso, descreve-se como um «mauzão» que luta pelo sustento da família nas quatro linhas, mas também «a pessoa mais normal e amável fora dos relvados». O jogador está casado com Ana Sofia Moreira e tem três filhos: Emily, Angeli e Rodrigo.
Nélson Semedo
Nasceu a 16 de novembro de 1993, em Lisboa. Parece pacato no que toca à sua vida pessoal. Além daquilo que faz no relvado, sabemos que quebrou as regras do Covid na altura da pandemia ao ir a uma festa de aniversário com mais de 15 pessoas, que a sua casa já foi assaltada uma vez e que já sofreu comentários racistas por parte dos adeptos, sendo uma voz ativa contra todo o tipo de discriminação. No entanto, é sobre o seu amor que mais se fala. Nélson Semedo, de 30 anos, está junto com a companheira Marlene Alvarenga há 13 anos e tem dois filhos em comum: Luana, de seis, e Tiago, de três. Casaram-se numa cerimónia no Palácio de Seteais, em Sintra, no dia 24 de junho de 2023. «Nós fizemos história, para ficar na memória e nos acompanhar», escreveu Semedo numa publicação do Instagram pouco tempo depois. «Um amor para a vida toda», completou Marlene na caixa de comentários. Na abertura do baile de casamento, o casal protagonizou um dos momentos marcantes da cerimónia. Acompanhados pelo grupo de dança Sankofa Black Gold, dançaram ao som da música Maria Júlia do artista Gil Semedo. O momento foi filmado e rapidamente se tornou viral nas redes sociais.
João Palhinha
Aos 12 anos, enfrentou a sua primeira rejeição ao não ser aceite pelo Sacavenense. No entanto, a persistência de seu pai foi crucial para que ele não desistisse e, no ano seguinte, conseguiu tornar-se jogador do clube. O apoio dos pais foi fundamental para que alcançasse o sonho de se tornar jogador de futebol. Durante os anos escolares, enquanto os seus colegas seguiam caminhos diferentes, João Palhinha assumiu responsabilidades focadas unicamente no seu objetivo no futebol. «Naquela época, ao começar a assumir essas responsabilidades, não sabia o que a vida me reservava», declarou no programa Alta Definição, da SIC, no passado dia 15 de junho. Palhinha era conhecido por marcar muitos golos nas camadas jovens, celebrando-os com um salto mortal, à semelhança de Nani. Em outubro de 2022, viveu a alegria do nascimento do filho, João Maria, mas dois dias depois teve de retornar a Londres para cumprir compromissos com o Fulham FC. A distância da família, para o jovem que completa 29 anos no próximo mês, foi difícil, especialmente durante o Mundial no Qatar. Momentos pessoais dolorosos, como a perda da avó devido a uma doença degenerativa, também o afetaram profundamente. «Ela tinha ainda muita vida pela frente. Tentava poupá-la de muitas coisas e tentei sempre fazer várias brincadeiras com ela, mas ela estava quase sempre a chorar quando a visitava», explicou a Daniel Oliveira. E também falou do avô: «Foi uma das fases mais duras que a minha família atravessou. Já o meu avô, foi uma morte que ninguém esperava. Ele teve morte súbita. Sinto muito a falta deles nos meus jogos», confessou.
Francisco Conceição
Nascido em Coimbra, é um promissor futebolista que atua como ponta no Porto. Filho do ex-jogador e técnico Sérgio Conceição, iniciou a sua carreira no Belenenses devido aos seus irmãos mais velhos, Moisés e Rodrigo, mas logo foi transferido para a academia do Sporting em 2011. Lá, fez parte de uma geração talentosa, ao lado de Nuno Mendes e Tiago Tomás, que conquistou diversos títulos. Em 2017, mudou-se para o Porto, onde rapidamente se destacou na base, sendo apelidado de «Messi do Olival» pelo seu estilo de jogo. É de destacar que o jovem de 21 anos é filho de Sérgio Conceição e tem quatro irmãos, dos quais três são também futebolistas. Em novembro do ano passado, concedeu uma entrevista ao jornal espanhol Marca, publicada no dia do jogo entre FC Porto e Barcelona. Entre vários temas, o desportista falou sobre ser treinado pelo pai. «É difícil, mas a forma como eu e o meu pai vivemos o futebol torna tudo mais fácil, porque sabemos distinguir os papéis de treinador e filho, pai e filho e jogador e treinador. Sabemos distinguir bem e continuamos a dar tudo para termos sucesso juntos, que é o que ambos queremos», declarou. No início deste mês, aquando do anúncio da saída do pai do FC Porto, escreveu no Instagram: «Como filho, tenho um orgulho do tamanho do mundo por tudo o que alcançaste e por ver todos os teus sonhos de Dragão ao peito realizados. Uma coisa eu tenho a certeza, os avós, que olham por ti, não podiam estar mais orgulhosos. Agora vai em busca de tudo o que mereces». Nos últimos dias, ‘Chico’ tornou-se o protagonista da seleção portuguesa, depois de saltar do banco, aos 90 minutos para dar a vitória, nos descontos (92’), à equipa das Quinas, no primeiro jogo no Euro, contra a Chéquia.
Rafael Leão
Aos 25 anos, Rafael Leão, nascido em Almada, atua como ponta-esquerda pelo Milan. Fora dos campos, é também um talentoso artista, tendo uma marca de roupa streetwear chamada ‘Son is Son’ e atuando como rapper sob o nome ‘WAY 45’. Inspirado pelas suas raízes no bairro da Jamaica, Almada, utiliza as suas experiências pessoais como fonte de motivação para a sua música e moda. Começou a jogar futebol aos nove anos e desenvolveu um profundo interesse pela música, influenciado pelo seu pai, cantor de samba, e o seu tio, DJ. Durante a pandemia, Leão dedicou ainda mais tempo à sua paixão pela música. Em setembro de 2023, concedeu uma entrevista à revista GQ (edição portuguesa), e abordou, precisamente, este tema. «O meu objetivo é levar os artistas da minha editora a chegar a determinados palcos. Não penso só em mim. Quero dar visibilidade a outros. Comecei a fazer música como ‘hobby’, agora posso dizer que também é um trabalho porque levo as coisas a sério», garantiu. O jovem evita divulgar os seus projetos fora do campo quando o desempenho em campo não é favorável, para evitar críticas dos adeptos. Considera-se uma pessoa tímida e tranquila, valorizando o seu tempo em casa. Já em fevereiro deste ano, denunciou ter sido alvo de insultos racistas nas redes sociais. Num story, na rede social Instagram, o português admitiu que «infelizmente o Mundo continua a ter pessoas com mente pequena…». Na mensagem, enviada ao avançado do AC Milan, lê-se: «Não aguento mais ver-te em campo. Estou a tornar-me racista e tu estás a irritar-me. Vai embora o mais rapidamente possível. Tu e quem te segue».
Gonçalo Inácio
É considerado o «prodígio canhoto dos pés» e cedo chamou a atenção dos especialistas em futebol. É tímido e foge sempre dos holofotes. Não é novidade para ninguém que não gosta de dar entrevistas. Roberto Martínez diz que não há muitos jogadores com as características de Gonçalo Inácio, com apenas 22 anos. Em entrevista ao Canal 11, o selecionador nacional afirmou mesmo que o perfil do central do Sporting é «o mais procurado no futebol europeu». Natural do Seixal e residente no bairro de Miratejo, começou a jogar futebol com apenas quatro anos, na Escola de Futebol de Fernando Chalana. Rumou ao Almada AC em 2010 e dois anos depois chegou ao Sporting CP. Por ser tão tímido, os colegas de equipa brincam muitas vezes com o desportista nas redes sociais. No dia 2 de janeiro do ano passado, o central dos leões partilhou uma fotografia onde aparece com a sua família, desejando um bom ano a todos os seus seguidores. E os colegas não perdoaram. Nos comentários, Pote escreveu: «Parece que estás a tirar fotos com fãs». Já Tiago Tomás respondeu a Pedro Gonçalves com uma enorme gargalhada. A foto foi entretanto eliminada.