Na minha cozinha não tenho temperaturas negativas, não tenho bimby e não tenho microondas. Não tenho como cortar caminho.”
Manuel Daniel vai directo ao assunto e explica-nos assim porque é que os seus hambúrgueres são diferentes e estão “garantidamente no top 3”. Depois de viver muitos anos nos Estados Unidos e com muita experiência no sector, resolveu regressar no último ano a Portugal, trazendo mais que o sotaque americano.
[[{“fid”:”2132276″,”view_mode”:”teaser”,”type”:”media”,”attributes”:{“height”:147,”width”:220,”class”:”media-element file-teaser”}}]]
Manuel Daniel aposta num conceito simples para a sua hamburgueria e sabe que marca a diferença por aí. Não quer dizer que tem hambúrgueres gourmet, porque ali os hambúrgueres são artesanais, sem uma linha de montagem criada. E explica-nos o seu modo de funcionamento para garantir que o artesanal se mantenha: trabalha com um talho apenas, que lhe faz entregas diárias e sempre com sacos de um quilo de carne. O resultado é o pretendido, porque lhe permite usar apenas as quantidades de que precisa, sem desperdícios. “Conheci talhos entre Cascais e o Montijo, em dois meses e meio. Vivi 23 anos nos Estados Unidos e de Nova Iorque à Florida e à California provei muitos hambúrgueres e entre os hambúrgueres e a pizza prefiro o hambúrguer”, diz para nos contar como chegou à hamburgueria.
O Burger 66 abriu no início do ano na Rua Febo Moniz, uma rua pedonal no centro histórico de Oeiras, quase de frente para a igreja da vila, que foi inaugurada em 1744. Ali perto estão também as queijadas de Oeiras e este restaurante de hambúrgueres promete tornar-se um marco da vila. Manuel Daniel não esconde que quer mais restaurantes Burguer 66, numa referência à estrada mais famosa dos Estados Unidos, mas quer que este, o primeiro, seja sempre a sua “academia” e que o conceito se mantenha sempre: artesanal e bem feito, sem atalhos.
Experimentámos o nosso hambúrguer artesanal ao almoço, num dia de sol e com a sorte de aproveitar a pequena esplanada. Lá dentro os lugares não faltam, num ambiente moderno, simples e com destaque para o símbolo do restaurante e para o bar de gin. Já lá vamos.
Ao olhar para a carta vemos que os nomes atribuídos a cada hambúrguer têm uma inspiração americana, mas muitos dos ingredientes têm um toque português. Os molhos não são óbvios, o que torna a escolha mais difícil. Manuel Daniel conta que preparou 23 receitas para o seu restaurante com um familiar, o chefe Tiago Velez. “Provei as 23 receitas, trocámos ingredientes, mudámos ingredientes e chegámos à conclusão que havia 12 que iam ser os nossos top sellers”, diz. Se não disser nada, são servidos no prato, mas basta pedir que são servidos no pão, e aqui temos outra diferença. “Actualmente deve haver umas 50 hamburguerias de norte a sul do país e todas têm o seu pão redondo em comum. Eu fui directo a dois tipos de pão, um de centeio e um rústico, porque boa carne e bom pão, vão de mão na mão.”
[[{“fid”:”2132280″,”view_mode”:”teaser”,”type”:”media”,”attributes”:{“height”:147,”width”:220,”class”:”media-element file-teaser”}}]]
Acabámos por começar com um hambúrguer mexicano, aliciados pelo picante dos jalapeños. A espera não é demorada e chega-nos então, num prato aquecido, o dito Mexicano, com um belo ovo estrelado no ponto em cima. Salada bem temperada e batatas fritas na altura. Tanto cuidado com a carne faz diferença? Podemos confirmar que sim, este hambúrguer é genuíno e percebe-se que foi feito ali mesmo. Fica a vontade de experimentar os restantes, havendo ainda alternativas vegetariana e de frango, mas feitos apenas com um pedido prévio.
O Burger 66 criou também um gin club próprio, às sextas-feiras, entre as 18h30 e as 20h. A casa oferece o primeiro, na condição de o cliente beber o segundo. “Vamos ter ao todo 12 a 15 marcas de gin e assim damos a cada pessoa a possibilidade de provar um segundo gin de marcas premium.
Manuel Daniel não se fica por aqui e estuda a abertura de uma champanheria na mesma rua, onde vai poder ter produtos transmontanos fornecidos pela mercearia da esquina em frente, para manter também aqui o espírito artesanal dos seus hambúrgueres.