Autoagendamento da dose de reforço disponível para maiores de 18 anos

Autoagendamento da dose de reforço disponível para maiores de 18 anos


Portugal já administrou mais de 4,6 doses de reforço contra o vírus, revela a DGS. 


Notícia atualizada às 17h55

Jovens com 18 ou mais anos, que tenham completado o esquema primário há cinco meses e não tenham estado infetados há menos de 5 meses, já podem fazer, a partir desta quinta-feira, o pedido de autoagendamento no site da Direção-Geral de Saúde (DGS) para a dose de reforço da vacina contra a covid-19. 

As pessoas que receberam o fármaco da Janssen pode também usufruir da modalidade Casa Aberta. Basta apenas dirigir-se ao centro de vacinação mais próximo, "sem qualquer contacto ou agendamento prévio", para receber a dose de reforço, indica uma fonte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Segundo o relatório diário da vacinação hoje divulgado, Portugal já administrou mais de 4,6 doses de reforço contra o vírus. Nas últimas 24 horas, “foram registadas um total de 78.464 inoculações de vacinas contra a covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe”, sendo que 71.689 foram doses de reforço.

Em relação às faixas etárias, o grupo das pessoas entre 50 e os 59 anos verifica o crescimento mais significativo, com 1.000.213 cidadãos já vacinados com a dose de reforço: mais 12.896 do que no dia anterior. 

Quanto à vacinação primária (duas doses), foram administradas mais 2.794 doses, o que perfaz um total de 8.785.077 vacinados contra a covid-19 no país. Já o número de crianças vacinadas não sofreu grandes alterações.