Depois de iniciar debate sobre saúde mental, Simone Biles desiste de disputar final de solo

Depois de iniciar debate sobre saúde mental, Simone Biles desiste de disputar final de solo


“Não confio em mim como confiava antes. Talvez esteja a envelhecer. Houve dias em que toda a gente tweeta sobre ti e sentes o peso do mundo. Não somos apenas atletas. Somos pessoas e às vezes temos de dar um passo atrás”, disse em lágrimas na passada terça-feira.


Simone Biles, atleta norte-americana de 24 anos, desistiu de disputar a final de solo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A equipa de ginástica artística dos EUA anunciou, depois de a jovem ter renunciado às finais de salto e barras assimétricas, que a mesma não lutará pela revalidação do título conquistado em 2016 no Rio de Janeiro.

"A Simone desistiu do evento final de solo e irá tomar uma decisão relativamente ao de trave [que está agendado para a próxima terça-feira] mais tarde nesta semana. De qualquer maneira, estamos todos contigo, Simone", lê-se no comunicado publicado na rede social Twitter, poucos dias depois de Biles ter explicado que se encontra num estado de fragilidade psicológica.

"Assim que piso o praticável, sou só eu e a minha cabeça a lidarmos com demónios […]. Tenho de fazer o que é melhor para mim e focar-me na minha sanidade mental e não comprometer a minha saúde e o meu bem-estar", disse a rapariga. Biles declarou que “temos de proteger as nossas mentes e os nossos corpos, e não apenas continuar a fazer aquilo que o mundo quer que façamos”. "Não confio em mim como confiava antes. Talvez esteja a envelhecer. Houve dias em que toda a gente tweeta sobre ti e sentes o peso do mundo. Não somos apenas atletas. Somos pessoas e às vezes temos de dar um passo atrás", adicionou em lágrimas na passada terça-feira.