O site Yahoo falou com vários especialistas nesta área e elaborou uma lista de cinco passos que o podem ajudar a ter ‘sonhos cor-de-rosa’.
1. Estabelecer horários para comer e beber: Se formos para a cama com a barriga cheia, maior a probabilidade de andarmos às voltas nos lençóis. Tente não ingerir cafeína logo de manhã e ao final do dia. Um estudo publicado pela American Academy of Sleep Science mostra que beber café até seis horas antes de se deitar pode desregular o sono, o que pode levar ao aparecimento de pesadelos. Segundo a terapeuta Jenny Giblin, também se deve evitar comer três horas antes de ir dormir. Para além disso, dois estudos afirmam que existe uma ligação entre os alimentos picantes e mais gordurosos e os pesadelos.
2. Ter atenção ao quarto em si: Um espaço bem decorado e arrumado é sinónimo de um ambiente mais tranquilo, o que é essencial para ter uma boa noite de sono e, consequentemente, bons sonhos. Experimente acender uma vela e manter a cama feita, sem roupas em cima ou espalhadas pelo chão. Para além disso, preste atenção ao cheiro: Um estudo alemão realizado em 2008 afirma que as mulheres que as mulheres que adormecem rodeadas pelo cheiro a rosas têm ‘sonhos cor-de-rosa’, enquanto aquelas que dormem com um mau cheiro à sua volta têm tendência a ter pesadelos.
3. Escreve tudo o que lhe vai na alma: “Se teve um dia mau (…), os seus sonhos vão reflectir isso mesmo”, explica a especialista em sonhos Lauri Loewenberg. Segundo um estudo da Goethe University Frankfurt mostra que os pensamentos reprimidos levam a um aumento da frequência desses mesmos pensamentos nos sonhos. Assim, o melhor, segundo Loewenberg, é escrever uma espécie de diário, onde ‘deita cá para fora’ tudo o que o está a incomodar.
4. Beber chá: Esta bebida “dita o início de uma boa noite de sono”, explica a psicóloga Lauren Ampolos. O melhor é optar por chá de camomila ou de lavanda. A ingestão desta bebida quente irá ajudá-lo a dormir melhor e, consequentemente, a ter bons sonos. No entanto, de acordo com novos estudos, existe uma outra bebida que ajuda a combater as insónias. Clique aqui para saber qual é.
5. Fazer o download de um ‘som de fundo’: Um estudo realizado pela University of Hertfordshire mostra que é possível influenciar os sonhos a partir de uma simples aplicação para iPhone – a Dream:ON. Esta app é gratuita e disponibiliza uma série de sons de fundo relaxantes, como o das ondas, o da chuva, entre outros. Os investigadores descobriram que aqueles que usavam um som da floresta para tentar adormecer, tinham uma maior hipótese de sonhar com um ambiente verdejante e florido, enquanto aqueles que ouviam sons ligados à praia, sonhavam com o sol e com a pele.