Casa Miguel Torga. Sócrates e Marcelo juntos em inauguração

Casa Miguel Torga. Sócrates e Marcelo juntos em inauguração


Ex-primeiro-ministro e Presidente da República cumprimentaram-se e trocaram palavras


José Sócrates e Marcelo Rebelo de Sousa foram convidados para estar presentes esta tarde na inauguração da Casa Miguel Torga pelo Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques (PS). E acabaram por falar.

O Presidente da República já tinha deixado claro que não deixaria de falar a Sócrates caso o encontrasse.

“Eu acho que as pessoas não podem, nem devem, e o Presidente da República menos que todos, não podem ser facciosos. Ao longo do tempo muita gente contribuiu para certas obras e o reconhecer que contribuíram para certas obras é uma questão de justiça”, disse aos jornalistas.

Mas as palavras de Marcelo foram mais que um cumprimento. No seu discurso oficial diigiu-se ao presidente da Câmara dizendo que lhe fica “muito bem ter gratidão em relação àqueles que, ao longo do tempo, contribuíram” para a Casa Miguel Torga.

À chegada, Sócrates afirmou que fez questão de estar presente pela homenagem ao poeta.

Autarca justifica convite a Sócrates

Marcelo Rebelo de Sousa deu hoje início a uma segunda edição da iniciativa “Portugal Próximo”, que desta vez o fará percorrer vários distritos de Trás-os-Montes e da Beira Alta, sendo a inauguração do espaço que homenageia o escritor um dos pontos da agenda desta presidência aberta.

Em declarações ao Expresso, o chefe de gabinete do autarca José Marques explicou o sentido do convite feito a José Sócrates: "O ex-primeiro-ministro é de Vilar de Maçada, que é mesmo ao lado de Sabrosa, e foi no seu Governo que foi construída a Casa Miguel Torga. O seu nome consta da lista de convidados".