A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, no concelho de Alcochete, em Setúbal, na passada quinta-feira, 1.100 quilos de amêijoa japonesa, que tinha sido apanha e transportada de forma ilegal.
Num comunicado, divulgado este sábado, o Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Alcochete, informa que apreendeu, no dia 14 de março, mais de 1.100 quilos de amêijoa japonesa (Ruditapes phippinarum), no concelho de Alcochete, no decorrer de uma operação de fiscalização da apanha e transporte de bivalves.
Os militares da Guarda identificaram dois veículos que transportavam os bivalves “em situação irregular”, e identificaram duas pessoas, de 27 e 41 anos, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, por falta de documento de registo.
A GNR informa ainda que, depois da verificação higiossanitária, as amêijoas serão destruídas, acrescentando que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso estes sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas.
É assim “fundamental”, esclarecem os militares, possuir o documento comprovativo da origem dos bivalves, para prevenir a sua introdução de forma irregular no consumo.