Gostava de ver o seu trabalho ser reconhecido? Quer que o seu chefe goste de si mas não quer ter de passar graxa? Nem sempre é fácil de conseguir mas é possível. Não se esqueça de que, para que se sinta cada vez melhor a fazer o que faz, é importante ter bom ambiente. Veja a lista que a Forbes fez e conheça os 10 passos necessários para o conseguir.
1 – Seja indispensável
Tente perceber quais são os objectivos do seu chefe para tentar antecipar-se. Assim, começará a ser visto como uma espécie de braço direito.
2 – Conheça as prioridades
Converse sobre os objectivos da semana, do mês, do semestre e do ano. Dê as suas ideias, veja se ele concorda e coloque-as em prática.
3 – Aposte na informação
Não seja queixinhas e não dê eco aos mexericos do sítio onde trabalha. Partilhe apenas informação importante para o trabalho que está a ser desenvolvido.
4 – Admita as suas falhas
Assuma sempre o seu erro antes de ter de ser chamado à atenção. A honestidade é um dos pilares de qualquer relação.
5 – Cada um no seu lugar
Aceite as tarefas sem ser arrogante ou egocêntrico. Respeite a autoridade do seu chefe e faça com que sinta que está disposto a levar a empresa para outros níveis.
6 – Peça desculpa sempre que necessário
Haverá momentos em que não vão concordar. Explique as suas razões mas se, ainda assim, ele decidir em sentido contrário não leve para o lado pessoal.
7 – Faça também pela equipa
Trabalhar em parceria é muito importante. Sugira soluções para os problemas ou antecipe-os.
8 – Tenha ideias
Tome a iniciativa com novos projectos. Dê ideias e mostre-se disponível para todos os projectos e mudanças que ache positivas.
9 – Encontre semelhanças
Sem graxa ou falsos elogios, encontre interesses em comum.Não esteja sempre focado nas diferenças, caso elas existam.
10 – Aceite e mantenha-se aberto às críticas
Partindo do princípio que o seu chefe trata todos de forma justa, aceite as críticas. Mas, se isso o faz infeliz, fale com ele. Só assim, se constrói trabalho sólido.