Electric picnic
29 a 31 de Agosto
Música
Laois, Irlanda
A chuva pode ser o único inimigo deste festival, até porque os bilhetes já estão esgotados – contente-se com a próxima edição ou tente arranjar bilhetes à porta. O irlandês Electric Picnic promete um dos melhores e mais esquizofrénicos carteis musicais dos festivais de Verão europeus. É sempre de louvar misturar Sinead O’Connor com Outkast. Como se não bastasse, há Portishead, Pet Shop Boys, Beck, Foals e muitos outros.
Mais informação:
www.electricpicnic.ie
La Tomatina
27 de Agosto
Festa
Buñol, Espanha
É daquelas coisas que tem de fazer uma vez na vida. E provavelmente será a última. A Tomatina transforma as ruas de Buñol, perto de Valência, em autênticos rios de ketchup, com uma luta de tomates que ganhou fama no mundo inteiro. A festa acontece na última quarta-feira de Agosto desde o ano de 1945 e começa às 11 da manhã em ponto. Antes disso há festa durante a noite inteira, com os moradores a venderem bebidas na rua e os bares da vila abertos. Se quer o conselho de quem lá esteve, leve uma roupa confortável, daquelas que depois da batalha vão directamente para o lixo.
Mais informação:
latomatina.info
Gay Pride
de 27 a 31 de Agosto
LGBT
Copenhaga, Dinamarca
Enquanto o Gay Pride português dura um só dia, em Copenhaga a festa invade as ruas da cidade durante cinco com festas de arromba que atraem muitos turistas. Além da famosa parada, no sábado, 28, a programação do Gay Pride inclui debates sobre a discriminação, uma Drag Night, DJ, aulas de ioga, concertos como o de Patrick Wolf, Jay-Jay Johanson e Feel Freeze e até um barbecue com salsichas dinamarquesas (!).
Mais informação:
copenhagenpride.dk
Carnaval de Notting Hill
24 de Agosto
Festa
Londres, Inglaterra
O bairro de Notting Hill é um dos mais conhecidos de Londres, principalmente depois do filme com o mesmo nome com Julia Roberts e Hugh Grant. Aos sábados recebe o mercado de Portobello Road, um dos maiores do mundo, com mais de mil vendedores, mas o maior número de visitantes acontece em Agosto, durante o Carnaval de Notting Hill. A festa, uma imitação do Carnaval brasileiro, começou com imigrantes mas foi ganhando entusiastas.
Mais informação:
www.thenottinghillcarnival.com
Gourmet Festival
22 a 24 de Agosto
Comida
Düsseldorf, Alemanha
A Königsallee, das maiores avenidas de Düsseldorf, transforma-se no fim-de-semana num gigantesco mercado com barraquinhas de comida. É impossível sair dali de estômago vazio. São perto de 100 bancas para todos os gostos, com produtos que vão de vinhos a comida exótica.
Mais informação:
www.gourmetfestival-duesseldorf.de
HENRI MATISSE: THE CUT-OUTS
até 7 de Setembro
Exposição
Londres, Inglaterra
Encabeça a lista das melhores exposições do ano, os bilhetes esgotam facilmente e já não ficará na Tate Modern muito mais tempo (termina a 7 de Setembro). Por causa disso, no último fim-de-semana da exposição a galeria não vai fechar portas e haverá conversas e filmes sobre o trabalho de Matisse – além de comida. “The Cut-outs” reúne 130 obras do artista, entre elas “L’escargot” e “Souvenir D’Océanie”, de 1953. O destaque são os recortes e colagens do francês.
Mais informação:
www.tate.org.uk
Bloop Festival
até ao fim de Agosto
Música e artes
Ibiza, Espanha
Fora do reino dos David Guettas, Ibiza tem muitas opções culturais para oferecer. E não estamos a falar de praias com águas cristalinas. O Bloop Festival tenta quebrar preconceitos em relação à ilha das Baleares com uma série de eventos que vão de um mercado de arte e design a projecções de vídeo, um museu e uma galeria ao ar livre. Até ao fim de Agosto vários street artists (como o italiano Agostino Iacurci) estão na ilha a pintar paredes.
Mais informação:
www.bloop-festival.com
Jeff Koons: A Retrospective
até 19 de Outubro
Exposição
Nova Iorque, Estados Unidos
Na retrospectiva no Whitney Museum of American Art estima-se que as peças em exibição estejam avaliadas em mil milhões de dólares. E é, sem dúvida, uma das exposições do ano. Além de uma estátua de Michael Jackson com o seu chimpanzé Bubbles, há bolo de aniversário, balões, aspiradores, uma lagosta insuflável e até um poster com a sua ex-mulher, a actriz porno Cicciolina.
Mais informação:
whitney.org
Rock en Seine
22 a 24 de Agosto
Música
Paris, França
Arctic Monkeys, Queens of The Stone Age, Prodigy, Die Antwoord, Lana del Rey, Portishead, St. Vincent, The Horrors… O Rock en Seine parisience é um dos festivais mais concorridos em França e consegue reunir os principais cabeças-de-cartaz do resto dos festivais pela Europa. Consegue ter perto de 110 mil festivaleiros e, tal como o nome indica, o mote aqui é o rock.
Mais informação:
www.rockenseine.com
Carnaval de Asakusa
31 de Agosto
Festa
Tóquio, Japão
O Carnaval de samba de Asakusa é, tal como o de Notting Hill, uma tentativa de trazer o Brasil para outros continentes. Claro que no Japão a fasquia eleva-se
e há escolas de samba que ensaiam durante o resto do ano. Desde 1981 que o evento se realiza no bairro de Asakusa e consegue atrair cerca de meio milhão de visitantes. A atracção principal é, claro, o sambódromo japonês.
Mais informação:
www.timeout.jp