300 mil portugueses sem doença da asma controlada

300 mil portugueses sem doença da asma controlada


Especialista revela que cerca de um milhão de pessoas sofre com esta doença, mas apenas 700 mil a têm ativa


Um dia antes de se assinalar o Dia Mundial da Asma, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e a Associação Portuguesa dos Asmáticos decidiram revelar alguns números relacionados com a doença. Segundo os dados revelados, em Portugal cerca de um milhão de pessoas tem esta doença, mais apenas cerca de 700 mil pessoas sentem sintomas e necessitam de tratamento.

Os dados indicam ainda que cerca de 300 mil portugueses ainda têm esta doença por controlar. Em declarações à Lusa, Mário Morais de Almeida, imunologista, explicou que este número diz respeito aos "vários estádios da doença", sendo "transversal" a pessoas que sofram com "asmas mais ligeiras como com asmas mais graves".

Este número deve-se ao facto de os doentes estarem pouco informados a nível médico e ainda de que em muitos dos casos os doentes se habituam a viver com os sintomas, justica o especialista. Para o reduzir é preciso “chamar a atenção de que a asma tem de ser controlada e que existem maneiras eficazes de a controlar. É preciso alertar para os cuidados a ter com a patologia e prevenir agudizações da doença, sobretudo no período de maior prevalência de crises alérgicas, como é a primavera”.