As eleições levantaram algumas esperanças acerca de uma mudança na abordagem do Brexit. No entanto, independentemente do que possa acontecer o país ainda continua parado em relação a algumas realidades jurídicas, políticas e comerciais.
De acordo com o The Guardian, seguem cinco cenários possíveis no Reino Unido após as eleições.
1. Um Brexit consensual mas duro
Theresa May declarou que a sua estratégia é entrar no Brexit. No entanto, caso não goste do que está a ouvir, May ameaça sair do Brexit. Os custos económicos de sair sem um acordo são muito altos, por isso essa decisão não será apoiada.
2. Um Brexit mais suave
Muitos exigem mais mudanças em relação ao Brexit. 8% dos conservadores para o trabalho em círculos eleitorais votaram para permanecer no referendo do ano passado. Uma opção para encontrar maneira de o país continuar no mercado único de trabalho é ajustar as regras de liberdade de movimento da União Europeia em vez de um controlo na imigração.
3. Um caos com o Brexit
A União Europeia está unida com a Grã-Bretanha para começar a negociar. No entanto, os líderes da UE sugeriam estarem dispostos a atrasar o início das negociações, mas não querem mudar a data de fim para o Reino Unido decidir se fica ou não no Brexit.
4. Associação com a EFTA
Uma outra opção é que a Grã-Bretanha se tente manter dentro do mercado único existente, o que em termos técnicos significaria unir-se à Associação Europeia de Livre Comércio, para permanecer no espaço Económico Europeu.
5. Um segundo referendo
Ainda existe a chance de que se faça um segundo referendo, caso no final da fase de negociações não se tenha chegado a nenhuma conclusão. Pode ainda ser possível começar uma nova transição eleitoral resultando numa segunda eleição geral.