Numa entrevista à cadeia televisiva britânica BBC, o filho de um ex-governador da Polónia ocupada pelo regime nazi, entre 1939 e 1945, defendeu que os alemães não são de confiança.
“Adoro ser alemão e sou muito nacionalista. Mas não confiem em nós, alemães”, avisa Niklas Frank, que critica a reação negativa de alguns compatriotas seus em relação ao acolhimento de refugiados na Alemanha, comparando-a com a forma como começaram a surgir os primeiros abusos contra os judeus.
“Enquanto a nossa economia estiver bem e estivermos a ganhar dinheiro, é tudo muito democrático. Mas se tivermos cinco ou dez anos de problemas económicos graves, este pântano será um lago ou um mar, que engolirá tudo, outra vez”, prevê Frank.
O filho de Hans Frank – condenado por crimes de guerra e crimes contra a humanidade, e executado em 1946 – é uma voz bem conhecida na Alemanha e um especialista sobre a história do Terceiro Reich.
Nunca escondeu o seu “desprezo” pelo pai e pelo crimes que aquele cometeu, e costuma marcar presença em palestras e colóquios sobre o legado do regime nazi no país.