A FIFA baniu nesta segunda-feira, por um ano, Wolfgang Niersbach, antigo presidente da federação alemã de futebol, por má conduta aquando do Mundial2006, realizado naquele país.
Segundo nota do Comité de Ética do organismo que superintende a modalidade em todo o mundo, o dirigente estará banido “de “todas as atividades relacionadas com o futebol” durante o referido período, revelando fortes indícios de que poderá ter havido atos de corrupção.
Wolfgang #Niersbach banned by #FIFA pic.twitter.com/lDqGZg7r0L
— SportsFeatures.com (@SportsFeatures) 25 de julho de 2016
A possibilidade de existência de subornos “e a sua omissão no relatório ao Comité de Ética atempadamente” são razões apresentadas pelo organismo para suspender Niersbach.
O antigo dirigente foi vice-presidente do comité de organização do Mundial2006 e está implicado no escândalo de corrupção que estará a ser revelado em torno desse torneio.
Wolfgang Niersbach, contra quem os instrutores do processo pediam dois anos de suspensão, foi considerado culpado por não ter reportado factos relativos à possibilidade de irregularidades face ao caderno de encargos para a atribuição do Campeonato do Mundo à Alemanha.