Estados Unidos. Fidel Castro é candidato à Casa Branca

Estados Unidos. Fidel Castro é candidato à Casa Branca


… Assim como a rainha Elsa da Disney, Vladimir Putin e Frank Underwood são alguns candidatos


Leu bem, o protagonista da mais famosa série de intriga política “House of Cards”, Frank Underwood, um político sem escrúpulos apresenta-se às primárias pelo Partido Democrata. Em Miami, surgiu um comité de campanha com o nome “Fidel Castro for Comandante” que se propõe levar o líder histórico da revolução cubana até a sala oval mais conhecida de Washington. Até uma rainha dos filmes da Disney, na saga “Frozen”, parece querer ensombrecer a candidatura de Hillary Clinton e bater-se por uma nomeação contra os republicanos. E estes estranhos frutos da democracia americana em tempo de primárias, não ficam por estes três nomes de peso: há um candidato chamado “Não Voter por Donald Trump”, outro designado por “Senhor Grunhón”, e directamente de Moscovo, da sua mítica Praça Vermelha, sede do arqui-inimigos dos EUA, aparece um “Vladimir Putin” para discutir o poder da maior superpotência.

Estes são alguns das centenas de candidatos falsos que se registaram na Comissão Eleitoral Federal (FEC), o organismo encarregado de regulamentar as eleições presidenciais à escala nacional, só desde o ano passado.

Para o fazerem os “nossos” candidatos preencheram o impresso 2 da FEC, que lhes permite inscrever-se como candidatos e  oficializar as suas nobres aspirações. Passado este tramite legal, esse organismo que supervisiona o processo, centralizou a documentação, deu a cada um dos originais candidatos um número de identificação e fez pública as suas candidaturas na sua página e base de dados.

“A Comissão Eleitoral Federal tem jurisdição em matéria de financiamento das campanhas e publicação de informação que regulamenta a actividade dos comités políticos [organismos que recolhem o dinheiro para as campanhas dos diversos candidatos]. No entanto, a agência não tem autoridade, nem julga a idoneidade de um indivíduo que se apresenta como candidato a um cargo público”, explica um porta-voz da FEC ao site El Español.

O mais popular dos candidatos falsos à Casa Branca foi “Deez Nuts”, nome que joga com a fonética da língua inglesa e faz alusão aos testículos do homem. Este curioso candidato apareceu cotado numa sondagem na Carolina do Norte, pela reputada empresa de sondagens Public Policy Polling: 6% dos inquiridos no Estado disseram ter uma opinião muito positiva do candidato. E 9% dos inquiridos afirmou preferir votar me “Deez Nuts” em vez de Donald Trump ou Hillary Clinton.