Quer consultar o seu “cadastro” de crédito? O Banco de Portugal responde

Quer consultar o seu “cadastro” de crédito? O Banco de Portugal responde


Todos os créditos estão na “lista” independentemente de estarem ou não em cumprimento. Desta forma é possível avaliar o risco dos potenciais clientes


Para ter acesso ao seu “cadastro” de crédito já não precisa de sair de casa. A explicação é simples: o Banco de Portugal (BdP) permite a consulta do mapa individual de responsabilidades de crédito através da internet e de forma gratuita. Embora seja conhecida como “lista negra” do Banco de Portugal, na realidade trata-se de uma base de dados na qual constam todas as famílias e empresas que tenham créditos, quer estejam em dia quer estejam em incumprimento. Ou seja, na prática, nada tem a ver com uma lista negra.

Esta é a base de dados que as instituições financeiras utilizam quando um cliente solicita um crédito. Através da informação financeira que consta no mapa de responsabilidades de crédito, os bancos avaliam a taxa de esforço e verificam também se o cliente tem os seus compromissos financeiros com a banca em dia.

Como funciona Para consultar o historial de crédito, basta aceder ao sítio do Mapa de Responsabilidades de Crédito, no site do Banco de Portugal. Depois de aceitar as condições e de carregar para obter o mapa, é pedida uma autenticação. Esta poderá ser feita de duas formas: através do cartão de cidadão e respetivo código de segurança ou através das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Após a validação e a autenticação é gerado o mapa com toda a informação de crédito. Esta informação está dividida por instituição financeira e tipo de crédito. Ou seja, mesmo que tenha um cartão de crédito que não utiliza, este aparece no mapa de responsabilidades.

Esta lista serve essencialmente para ajudar as instituições financeiras – bancos, caixas económicas, sociedades de locação financeira e sociedades financeiras para aquisições a crédito, entre outras – a avaliar o risco dos potenciais clientes. “Uma informação positiva comprova a sua capacidade de pagamento e a pontualidade. Pelo contrário, um eventual incumprimento pode dificultar o acesso a novos créditos. O mesmo sucede se o valor total das dívidas do proponente for considerado excessivo tendo em conta os seus rendimentos.”

Mesmo que não tenha créditos próprios, mas se é fiador, irá ter a indicação do crédito correspondente. Se o empréstimo no qual é fiador ou avalista estiver em dia, este deverá aparecer no seu mapa de responsabilidades como crédito potencial. Caso o empréstimo esteja em dívida (e tenha já passado o prazo dado ao devedor para regularizar a mesma), este irá surgir no mapa de responsabilidades do fiador como crédito vencido. Ou seja, para todos os efeitos está em incumprimento, o que poderá vir a condicionar os seus pedidos de empréstimo no futuro.