México. Tempestade “Sandra” converte-se em furacão

México. Tempestade “Sandra” converte-se em furacão


A circulação do ciclone reforça a potencial ocorrência de chuvas nos estados ocidentais do México.


A tempestade tropical “Sandra” converteu-se na terça-feira em furacão de categoria 1 em frente à costa do México, no Oceano Pacífico, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Numa mensagem publicada através da rede social Twitter, o SMN informa que às 21:00 locais (03:00 em Lisboa) o furacão situava-se a 870 quilómetros a sul-sudoeste de Manzanillo, no estado de Colima, e registava ventos sustentados de 120 quilómetros por hora, com rajadas de até 150.

Segundo os especialistas do organismo, a circulação do ciclone, formado esta terça-feira, reforça a potencial ocorrência de chuvas nos estados ocidentais do México.

O SMN pediu à população para extremar precauções devido às chuvas, vento e ondulação (incluindo a navegação marítima) e para atender as recomendações do Sistema Nacional de Protecção Civil.

Segundo as previsões, o ciclone vai perder força novamente, devendo regressar à categoria de tempestade tropical no sábado, enquanto se aproxima das costas do México, onde previsivelmente entrará pelo noroeste do país já na qualidade de depressão tropical no domingo.

O “Sandra” é o 18.º ciclone da actual temporada de furacões no Pacífico, que teve início em Maio.

A 23 de Outubro, o furacão “Patrícia” atingiu o oeste do México com ventos de 305 quilómetros por hora e, em menos de 24 horas, diluiu-se.

Com efeito, segundo dados oficiais, duas pessoas morreram e 10 mil outras foram afectadas pela sua breve passagem por território mexicano.

Lusa