O grupo BATA confirmou hoje o fecho da rede de sapatarias no país até ao final de outubro, e anunciou a aposta "prioritária" em França, República Checa, Suíça, Eslováquia e Itália, onde foi criado um Centro de Inovação.
O grupo avançou, em junho, com o despedimento coletivo dos 146 trabalhadores das 26 sapatarias e está, neste momento, em negociações com os funcionários, os quais confirmaram à agência Lusa terem sido informados de que as lojas vão fechar faseadamente até 31 de outubro.
Em comunicado enviado hoje à Lusa, o grupo esclarece que, "por se tratar de um mercado [português] bastante diferente, e tendo em conta as desafiantes condições económicas que se vivem atualmente no país, as lojas operadas diretamente pela Bata em Portugal irão fechar em 2012" e acrescenta que os clientes poderão adquirir os produtos no sítio da internet, com serviço de entrega ao domicílio.
Na nota, a BATA anuncia "uma nova e emocionante evolução no seu negócio", com o desenvolvimento de novos conceitos de lojas de retalho e de estratégias na Europa.
"Nos últimos 20 anos, o Grupo teve uma abordagem centrada individualmente em cada país. Agora, a empresa está a implementar um modelo de operação europeu totalmente integrado, construído em torno de um forte desenvolvimento de produto, da eficiência de custos, da centralização no fornecimento de serviços e do melhor apoio disponível", informa a multinacional.
O grupo revela que abriu em Itália um novo Centro de Inovação e Design, com especialistas de toda a Europa "que irão desenvolver modelos exclusivos de calçado e de acessórios para novos públicos-alvo, com uma excecional relação qualidade preço".
A BATA espera evoluir para dois novos formatos de venda a retalho.
"A rede de lojas da marca Bata [mais pequena] terá, essencialmente, sapatos de gama alta e uma linha exclusiva de acessórios. As grandes e vanguardistas lojas Metro terão uma maior variedade através das suas vertentes Nicho e Unidade, onde cada membro da família poderá encontrar os sapatos e acessórios que necessita".
Estes novos conceitos estão a levar a um reajustamento do número de lojas existentes na Europa, e a aposta em países "vitais e prioritários, como a Itália, França, República Checa, Suíça e Eslováquia".
Fundada em 1894, a BATA é, na Europa, uma das líderes no mercado de venda a retalho de calçado e acessórios, onde tem a funcionar cerca de mil lojas em 27 países. A nível mundial, o Grupo possui quase seis mil lojas.