O presidente do Sindicato dos Bancários do Centro, Carlos Silva, deverá ser hoje eleito pelos socialistas da UGT para se candidatar, em 2013, a secretário-geral da central sindical.
Segundo fonte sindical a eleição de Carlos Silva deverá ser pacífica, pois "conta com o apoio da maioria dos sindicatos da UGT".
A eleição do candidato que deverá substituir João Proença a partir de março ou abril de 2013 é o ponto alto da ordem de trabalhos do VI Congresso da Tendência Sindical Socialista da UGT (TSS/UGT), que se realiza hoje em Lisboa e será encerrado pelo secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro.
O nome do candidato a secretário-geral da UGT que for eleito pelos socialistas da central será levado na próxima semana ao Secretariado Nacional da UGT, que integra socialistas e social-democratas.
Carlos Silva foi dirigente do Sindicato dos Bancários do sul e Ilhas entre 1997 e 2000 e depois integrou a direção do Sindicato do Centro, tendo sido eleito para seu presidente em 2007.
O secretário-geral da UGT é sempre escolhido pelos socialistas da central enquanto o seu presidente é escolhido pelos social-democratas.
O próximo congresso da UGT vai realizar-se em março ou abril do próximo ano e vai concretizar a anunciada saída de João Proença da liderança, por uma questão estatutária pois já ultrapassou o número de mandatos possíveis.