Hotel de quatro estrelas abre sábado no centro histórico de Portalegre


Um hotel de quatro estrelas é inaugurado no sábado, no centro histórico da cidade de Portalegre, num investimento de cerca de dois milhões de euros, revelou hoje à Agência Lusa o promotor do projeto. “Nós concluímos a obra dentro do tempo que estávamos a prever. As expectativas são altas e esperamos arrancar em força”, afirmou…


Um hotel de quatro estrelas é inaugurado no sábado, no centro histórico da cidade de Portalegre, num investimento de cerca de dois milhões de euros, revelou hoje à Agência Lusa o promotor do projeto.

“Nós concluímos a obra dentro do tempo que estávamos a prever. As expectativas são altas e esperamos arrancar em força”, afirmou o proprietário da unidade, João Satiro.

Avançando que “tem havido procura” por parte dos turistas, o empresário manifestou a convicção de que "o Rossio Hotel vai funcionar”. De acordo com João Satiro, um dos fatores que o levou a investir em Portalegre, numa época de crise, foi o facto de a cidade alentejana estar “carenciada” de uma unidade hoteleira com quatro estrelas.

O hotel apresenta-se no mercado como uma unidade de “charme”, composta por 18 quartos e uma suite e vai arrancar com uma campanha promocional.

“Quem ficar três noites, paga apenas duas. No que diz respeito ao ginásio, nesta fase inicial, também vamos oferecer os serviços aos clientes”, adiantou.

Sendo uma unidade "temática", todos os concelhos do distrito de Portalegre estão representados no hotel, através de fotografias, que mostram os aspetos “mais emblemáticos”, e com uma “resenha” daquilo que se pode visitar nos municípios.

O Rossio Hotel, que vai criar, numa primeira fase, oito postos de trabalho, dispõe de salas de conferências e “break-outs” até 20 pessoas, uma sala com equipamentos fitness, mini-SPA, tratamentos de acupuntura, massagens Tui–Ná, hidromassagens, tratamentos corporais, esfoliações, manicura e pedicura.

“Nós vamos ainda trabalhar em vários pacotes no sentido de oferecer aos nossos clientes um conjunto de atividades, nomeadamente visitas à Coudelaria de Alter do Chão e ao Castelo de Marvão e mostrar como é uma matança do porco, entre outras ações que ilustrem aquilo que há de bom no Alentejo”, adiantou.

João Satiro, que apelidou a unidade como “amiga do ambiente”, explicou que o hotel está equipado com painéis solares para aquecimento de águas e células foto voltaicas para produção de eletricidade de maneira a “reduzir” a energia elétrica consumida.

Iluminação de baixo consumo em todo o edifício e a captação de águas fluviais para fornecimento de água para uso sanitário e rega de jardim são outras das medidas implementadas em defesa do ambiente.

O Rossio Hotel representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, metade dos quais financiados por fundos comunitários.

A inauguração da unidade deverá contar com a presença do secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques

O único hotel que a cidade de Portalegre possuía encerrou no início deste ano, arrastando para o desemprego 22 trabalhadores.

O “Congress Hotel and SPA Turismo São Mamede”, unidade com três estrelas, tinha sido inaugurado a 15 de junho de 2009.

A unidade hoteleira, situada junto à zona industrial de Portalegre, substituiu o histórico hotel D. João III, localizado no centro da cidade e a aguardar por um novo projeto.

Com um investimento total de oito milhões de euros, que incluiu uma comparticipação estatal de dois milhões de euros, o “Congress Hotel and SPA Turismo São Mamede” estava integrado, na altura da inauguração, num conjunto de quinze projetos turísticos regionais, com apoios da tutela de 7,4 milhões de euros.