Bareme. Audiência do i sobe 70% de 2011 para 2012


Ao contrário dos restantes jornais diários, o i está a fazer um caminho de crescimento sustentado. Os últimos números do barómetro de audiências (BAREME) revelam que o i cresceu 70% no primeiro trimestre de 2012, relativamente ao mesmo período do ano passado. Antes de cumprir três anos – que só fará no próximo dia 7…


Ao contrário dos restantes jornais diários, o i está a fazer um caminho de crescimento sustentado. Os últimos números do barómetro de audiências (BAREME) revelam que o i cresceu 70% no primeiro trimestre de 2012, relativamente ao mesmo período do ano passado.


Antes de cumprir três anos – que só fará no próximo dia 7 de Maio – o i chega a uma audiência de 1,7%. Isto além de crescer em relação ao último trimestre de 2011. Nesta comparação, a subida do i atinge os 13,3%. A esta tendência positiva soma-se a liderança do site do jornal em Fevereiro, mês em que foi o mais visitado a partir de computadores pessoais. Segundo o estudo realizado pela Netpanel da Marktest, a página www.ionline.pt registou  um aumento de 88,7%, subindo à 19º posição da classificação das páginas mais visitadas.


O início do ano trouxe ainda outra boa notícia para o i que viu premiadas três infografias pela Society for News Design da Universidade de Navarra, em Pamplona. Na 20ª edição dos Malofiej – os prémios internacionais de infografia da instituição – um trabalho do jornal recebeu uma medalha de prata e outros dois receberam medalhas de bronze. O i foi a publicação nacional que mais prémios recebeu nesta edição dos Malofiej.
A imprensa nacional não recebe boas notícias neste primeiro trimestre do ano, com os diários generalistas a verem a audiência descer em 4%. E nem o “Correio da Manhã” – que lidera, com 12,4% de leitores – passou à margem da tendência negativa, registando uma quebra de 11,4% em relação ao período homólogo do ano passado. O jornal também viu a sua audiência recuar face ao trimestre anterior (-12,7%). Já o “Jornal de Notícias”, com 11% de audiência, cresceu em 1,85% em relação ao mesmo período do ano passado e 0,9% face ao último trimestre de 2011.


O “Público” (que tem 5% de audiência) e o “Diário de Notícias” (com 3,9%) também viram as audiências aumentar em relação ao ano passado, mas encolheram face ao trimestre anterior. Se o jornal detido pela Controlinvest subiu 14,7% na comparação homóloga, teve menos 17% de audiência do que no trimestre imediatamente anterior. O mesmo aconteceu com o diário da Sonaecom que registou uma variação homóloga positiva (11%), mas teve uma audiência menor (-5,6%) do que no último trimestre de 2011.


Nos semanários o tombo também foi grande. A audiência do “Expresso” recuou 5,8% face ao mesmo intervalo do ano passado e 15,8% em relação à última vaga. O “Sol” desceu 15,4% na variação homóloga e 4,35% quando comparado com o trimestre anterior. Já nos económicos, a variação homóloga  é positiva (3,2%), mas a queda face ao trimestre anterior é grande. A audiência do “Diário Económico” recua 6,3%, para 3% e a do “Jornal de Negócios” cai 17,2%, para 2,4%. A audiência do “Oje” caiu 20%.