Afeganistão: UE deve ajudar país a evitar novo isolamento após retirada da ISAF – Paulo Portas


Bruxelas, 14 nov (Lusa) — O chefe da diplomacia portuguesa defendeu hoje em Bruxelas que a União Europeia deve cooperar com o Afeganistão para que o país, após a retirada da ISAF, “não regresse a


Bruxelas, 14 nov (Lusa) — O chefe da diplomacia portuguesa defendeu hoje em Bruxelas que a União Europeia deve cooperar com o Afeganistão para que o país, após a retirada da ISAF, “não regresse ao isolamento internacional que tinha no tempo dos talibãs”.


Paulo Portas falava à margem de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, na qual os 27 discutiram a posição da União para a conferência internacional sobre o Afeganistão que se celebra a 05 de dezembro em Bona, e que o ministro português classificou como “muito importante”.


“No final deste ano, apesar de todas as dúvidas, apesar de todas as incertezas, cerca de metade da população do Afeganistão estará sob direta responsabilidade das autoridades afegãs. Isso é evidentemente um passo significativo, não é de molde a termos uma perspetiva exageradamente otimista”, disse, apontando que designadamente “as questões de segurança no Afeganistão são muito sérias e muito problemáticas”.