Primavera árabe: Europa deve preparar-se para trabalhar com forças islâmicas emergentes — MNE


Bruxelas, 14 nov (Lusa) — O ministro dos Negócios Estrangeiros português Paulo Portas advertiu hoje em Bruxelas que a Europa deve preparar-se para trabalhar com forças políticas islâmicas emergen


Bruxelas, 14 nov (Lusa) — O ministro dos Negócios Estrangeiros português Paulo Portas advertiu hoje em Bruxelas que a Europa deve preparar-se para trabalhar com forças políticas islâmicas emergentes da chamada “primavera árabe”, como sucedeu na Tunísia e “provavelmente” ocorrerá no Egito.


“Quando nós apostamos em eleições livres, quando nós pedimos eleições livres, temos de estar disponíveis para aceitar os resultados dessas eleições livres. Na Tunísia, como provavelmente sucederá no Egito, partidos islâmicos saíram bem colocados dessas eleições”, observou, à margem de uma reunião dos chefes de diplomacia da União Europeia.


O ministro defendeu que “a Europa deve preparar-se para, sem prejuízo dos seus valores, colaborar e cooperar com governos onde estarão certamente presentes partidos islâmicos”.