Luís Montenegro recandidato à liderança do bancada do PSD

Luís Montenegro recandidato à liderança do bancada do PSD


Decisão foi confirmada esta tarde à agência Lusa 


Luís Montenegro, 42 anos, recandidata-se à liderança do grupo parlamentar do PSD. Em nota enviada esta tarde à Lusa, o social-democrata avança que a decisão de se recandidatar já foi transmitida ao presidente do PSD e primeiro-ministro indigitado, Pedro Passos Coelho. Montenegro foi eleito deputado em 2002, pelo círculo de Aveiro, e assumiu a liderança da bancada parlamentar social-democrata em 2011. 

Em comunicado enviado à agência de notícias, Luís Montenegro afirma que foi "instado por vários deputados a dar continuidade ao trabalho feito nos últimos quatro anos e meio", trabalho que quer continuar neste "momento parlamentar mais complexo". 

O socia-democrata frisa ainda que !reclamaremos de todos os grupos parlamentares o mesmo sentido de compromisso e abertura que imporemos a nós próprios e não calaremos a nossa voz na denúncia de qualquer ataque aos valores e princípios da democracia de Abril". 

O nome de Luís Montenegro tem estado entre os prováveis para assumir funções no governo que Passos Coelho e Paulo Portas estão a formar, depois da indigitação de Cavaco Silva, Presidente da República, na sequência das eleições de dia 4 de Outubro.

Sem maioria no parlamento, sociais-democratas e centristas deverão escolher um nome que fique com a tutela única e exclusiva dos Assuntos Parlamentares, (até agora acumulada com a Presidência) já que é no Parlamento que se vai fazer o combate político enquanto durar a legislatura que agora arranca. 

Mas a confirmação de que é candidato à liderança do grupo parlamentar do PSD exclui, até ver, o nome de Montenegro do governo que Passos e Portas vão levar esta semana a Belém.