José Rodrigues dos Santos: “Já tentei contactar o Quintanilha e não consegui”

José Rodrigues dos Santos: “Já tentei contactar o Quintanilha e não consegui”


José Rodrigues dos Santos negou, em declarações ao i, ter insultado o novo deputado Alexandre Quintanilha com base em termos que forma considerados como sendo “em função da sua orientação sexual”.


Mas José Rodrigues dos Santos explica: “Há um erro. Como é que acontece? Quando apresento estou convencido de que é uma mulher. Não sabia sequer a orientação sexual do Quintanilha. E como é que chego aqui? Não vemos as peças antes de irem para o ar. Os jornalistas enviam as propostas de pivô. Mas vinham dados da pensionista e do deputado, mas pensei que não eram duas pessoas. Por isso, pensei usar o masculino por ser indefinido. Quando entra a promoção vejo uma mulher e convenço-me de que estamos a falar de uma mulher”, começa por explicar José Rodrigues dos Santos.

“Por isso, decidi improvisar uma correcção. A corrigir cometi um erro. Para não ofender ninguém, corrigi”, esclarece.

{relacionados}

Mas acrescenta: “Os pequeno erros ocorrem. Vai haver um pedido de desculpas porque é política da RTP. Não conheço a orientação sexual das pessoas. E ainda estou incrédulo com isto tudo. Compreendo que possam estar melindrados mas já tentei contactar o Quintanilha e não consegui. Tinha o telemóvel desligado”, e sublinha: “Quem nunca cometeu um erro, que se apresente já. E, isto não é um erro grave. Estava mesmo convencido de que estava a falar de uma mulher. Uma pessoa tem de estar de má fé para não ver”.

Até porque sublinha que é uma questão de factos. São coisas documentadas”.

O i teve acesso à frase do pivô e dizia: " […] A RTP falou com o mais velho de 70 anos eleito pelo PS, uma pensionista que não esperava ser eleita e o único representante de uma nova força política com assento parlamentar, o partido dos animais".